Etiquetas

, , , , , ,

Nos tempos antigos, com a pequena quantidade de alfabetizados e ou eruditos, a quantidade de escritores era por sua vez várias vezes mais reduzida. No entanto, com o passar dos anos, a população mundana passou a educar-se mais, até como obrigatoriedade, passando então, o número de escritores a, também, aumentar.

Mesmo assim, não era qualquer um que se tornava escritor. Era necessária toda uma experiência, vivência, paixão, conhecimento e entre outros vários fatores que fariam desse mesmo autor conhecido por milhares.

Com o crescimento dos media, pouco a pouco, todos os conjuntos da sociedade se puderam tornar escritores de alguma forma: na altura, principalmente, começando pelos jornais, onde os leitores começaram a conseguir enviar às editoras as suas queixas, opiniões, dúvidas, críticas, entre outros, em artigo; um exemplo que ainda se mantêm presente atualmente é a revista Maria.

Imagem 1: Interação entre leitor-escritor e escritor na revista.

Entretanto, claro, com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se ainda mais natural o ‘escritor diário’, especialmente com e nas redes sociais, como vemos, por exemplo, no Twitter: diariamente, dezenas de centenas de milhares de pessoas dão entrada na rede e escrevem tudo o que desejam, quer seja a descrição do seu dia, uma critica ao patrão rígido que, se calhar, na sua conta também escreveu um comentário depreciativo dirigido à sua empregada preguiçosa, ou até uma recomendação de um livro, série ou filme, como são os ‘pequenos jornalistas/informadores’, como lhes gosto de chamar.

Imagem 2: Comentário de um cidadão na rede social.

Esta linha entre ‘escritor’ e ‘leitor’ torna-se cada vez fina, complicando a sua distinção. Deixo-vos, portanto, com a pergunta: Com toda esta grande mancha crescente de ‘escritores’ existentes, quais seriam mesmo considerados os verdadeiros escritores que, genuinamente, fazem jus ao seu título?

BIBLIOGRAFIA:

– Walter Benjamin – A obra de arte na sua era de reprodutibilidade técnica

– Twitter (https://twitter.com/)