Alguma vez se questionaram o porquê de o ser humano não pensar e prestar atenção de forma imediata, face ao que o rodeia quando este se encontra, por exemplo, numa sala de cinema prestes a assistir um filme e a mergulhar numa experiência cinematográfica?

Os nossos olhos permanecem concentrados e fixos na tela de projeção, como uma espécie de conexão com o próprio filme, quase como se estivéssemos no filme, sentimos e vivemos as emoções com as personagens. Mas a certa altura algo do exterior nos distrai e perdemos completa atenção, o que vai provocar um rompimento desta experiência cinematográfica, que pode impulsionar variadíssimas sensações.

Não somos conhecedores do tipo de sensações que nos pode causar e muito menos da sua interligação. Esta é a relação existente entre imediacia e hipermediacia.

Na imediacia (ou imediação), o espetador mergulha no filme a partir de sistemas de ocultação, naturalização e transparência do meio. Os meios áudio/visuais do cinema são os responsáveis dessa mesma tarefa. Isto proporciona que a nossa atenção fique mais focada no que se está a passar na tela de projeção e como consequência, as distrações em nosso redor tornam-se inexistentes.

Em contraste temos a hipermediacia (ou hipermediação), que ocorre quando o espetador se apercebe dos processos de revelação do meio, ou seja, quando estamos a assistir um filme e temos a noção de que estamos numa sala, sentados numa cadeira a olhar para uma tela suspensa de grandes dimensões com um projetor no fundo da sala, entre outros materiais que revelam o meio. Tudo o que se encontra à nossa volta torna-se novamente existente e todo o processo é mostrado e revelado.

Em suma, apesar de a relação ser contrastante entre imediacia e hipermediacia é fundamental que permaneça dessa forma. Hoje em dia o ser humano está mais vulnerável à imediacia, o que implica uma maior atenção ao papel da hipermediacia, que permite que não nos percamos nesta era digital e que tenhamos noção de onde estamos, não esquecendo de que os filmes que vemos não são reais e englobam um conjunto de mecanismos e processos visuais, auditivos, entre outros.