A mediação está cada vez mais presente na vida social, acabando por nos influenciar nas decisões quotidianas. Para além de sermos sociais, somos seres tecnológicos e evoluímos com essas duas experiências. Temos e sempre tivemos a necessidade de nos manter atualizados em relação ao mundo em que nos inserimos. Torna-se compreensível como as tecnologias transitam as nossas vidas: se o digital progride, nós acompanhamos o ritmo destas.

Os media tem um papel importante no que diz respeito à venda de produtos. No vídeo “QLED 8K Feature Film: Finding the Perfect Reality”, o espectador é levado à procura da realidade perfeita e à adoração do futuro e do inovador, ou seja, quanto mais novo o produto for, mais qualidade terá em relação ao anterior. Uma obra de arte consegue ser transportada para o ecrã, e os sentidos apuram-se quando se consegue sobrepor cores que fazem um “choque visual” atraindo a nossa concentração e levando-nos a uma ilusão ótica e acústica. “Turn what you love into the 8K”, é a proposição mais marcante do anúncio da Samsung. No vídeo “Start experiencing the never-before-seen” mostram-se imagens, sons e frases que nos deixam tentados a novas experiências, sentimentos e descobertas, conseguidas através do detalhe e da profundidade, no alcance da compra do produto – “see the never before seen”, como o título do vídeo sugere.

Até nas mais simples tarefas diárias, utiliza-se meios tecnológicos, quase como “mordomos virtuais”, por exemplo o armário que trata a roupa, o ecrã que enrola e se esconde no móvel, ou simplesmente os novos equipamentos: o telemóvel Samsung de seis câmaras que abre e torna o seu ecrã maior, por exemplo. Todos estes, juntando às televisões dos anúncios, são constituídos como “paredes de imagem”, realidades aumentadas que nos fazem mergulhar por dentro delas, como uma experiência tridimensional.

Ana Rita Coelho

Hands-On with the Galaxy Fold