Em 1982 foi lançado o filme “Tron – uma odisseia eletrônica”, dirigido por Steven Lisberger, e foi um dos primeiros filmes a usar a computação gráfica. O filme de ficção científica foi um dos primeiros a usar a computação gráfica e de certa forma abriu caminho para o cinema 3D que hoje é sucesso. No filme, podemos ver como a inteligência artificial, na capacidade das máquinas de aprenderem a pensar e a agir como humanos, poderia ser uma nova forma a surgir que iria dominar toda a sociedade, no caso do filme, destruir a humanidade em pouco tempo.

No início da década de 80, quando o primeiro filme “Tron” foi lançado, a indústria tecnológica e de games estava longe de se tornar o que é hoje. Em forma de uma remediação dos meios digitais, o remake do filme feito quase 30 anos depois do lançamento do primeiro, tem um cenário totalmente diferente devido à nossa cultura hoje ser dominada pela tecnologia e controlada por softwares. Numa espécie de muitos momentos hipermediáticos sobre o meio digital, o filme retrata a história de Sam Flynn, que tem o pai desaparecido sem deixar pistas. Em busca de informações pelo desaparecimento de pai Kevin Flynn, Sam descobre que ele trabalhava em um projeto de jogo chamado Tron, no qual o utilizador seria capaz de entrar nesse mundo do jogo e interagir com ele. Assim, Sam acaba sendo transportado para esse mundo virtual e sendo obrigado a lutar contra as ameaças desse mundo.

Em 1982, tudo o que ocorreu para a produção do filme eram inovações técnicas pouco prováveis para a época, incluindo o enredo do filme contendo temas ligados aos videojogos e às realidades virtuais. Já o filme feito há 10 anos, teve diferentes efeitos especiais, diferentes modos de produção, diferente orçamento financeiro (em torno de 200 milhões de dólares) e já não foi tanto uma mega revolução, mas sim uma reafirmação da era digital em que vivemos. Na ficção, a vida no mundo real dos personagens é criada a partir de uma energia gerada por algoritmos, coisa que no mundo real não tem comprovação. Para além disso, a ficção se baseia num visual de cores de neon deixando o filme com um ar futurista. Tron mostra a evolução da tecnologia em 30 anos a partir de um remake e comprova que hoje é possível recriarmos no cinema qualquer coisa que o ser humano pode imaginar.

O filme é um exemplo vivo onde podemos ver todos os assuntos os quais nos referimos nas aulas de Arte e Multimédia interligados. Em 30 anos, a realidade virtual parecia um pouco distante, mas hoje podemos ver que ela está mais próxima do que imaginamos. Um mundo ficcional, mas com uma ponta de realidade que nos mostra como a camada computacional da tecnologia digital condiciona as nossas práticas sociais influenciando no modo como foi possível fazer um filme totalmente tecnológico, como também no modo como a tecnologia dominou o mundo de Tron. O filme nos mostra essencialmente a tecnologia como criadora de novas formas de vida e variadas possibilidades.

“The computer is an extension of the human intellect” 0’11’´’ – 0’:15’’ – Tron, 1982

TRON (2010)

TRON (1982)

TRON 1982 VS TRON 2010