Etiquetas

, ,

Nos tempos que correm, a fotografia deixou de ser só uma forma de captar um momento para se tornar também uma forma cada vez maior de expressão de quem a tira.

A primeira câmara fotográfica foi apresentada em 1839 por Louis Jacques Mandé Daguerre que a patenteou com o nome de “Daguerreótipo”. Esta máquina apareceu 13 anos após a primeira fotografia (imagem permanente) ter sido tirada por Joseph Nicéphore NiépceA primeira fotografia registada é a da vista da janela do sótão da casa de Niépce, e demorou cerca de oito horas.

Contudo, o processo de fotografar já existia muito antes. No século XI, os astrónomos utilizavam uma câmara para traçar o caminho das estrelas. Esta câmara consistia numa sala escura com um buraco numa das paredes. Na parede oposta à parede que tinha o buraco, era possível ver a imagem do outro lado da parede, virada de “pernas para o ar”. Esta descoberta foi chamada de Camera Obscura, em português sala escura, onde Camera significa “sala” e Obscura significa “escura”.

Na época do Renascimento eram conspiradas algumas teorias em relação à pintura usando a Camera Obscura: contestavam que pintores como Johannes Vermeer, que pintava na sua maioria retratos, usava uma espécie de sala de luz para desenhar os traços da imagem, o que explicaria o realismo das suas pinturas na altura.

As diferenças existentes entre a Camera Obscura e a câmara fotográfica não são grandes. A única diferença encontrada é que na Camera Obscura a imagem apenas conseguia ser retida durante algumas horas ou dias enquanto que na câmara fotográfica já éramos capazes de reter a imagem de forma permanente, durante muito tempo.