De que forma o software, isto é, a camada computacional da tecnologia digital, condiciona as práticas sociais, culturais e artísticas?

Parte indispensável da nossa relação com a realidade que nos cerca, quando analisamos esta diacronicamente, consiste na constante renovação social, cultural e política a partir dos avanços tecnológicos. Como vemos através dos anos, em inúmeros exemplos de inovações que mudaram paradigmaticamente a realidade mundial, como o rádio de Guglielmo Marconi, o telefone de Graham Bell ou a Televisão de Philo Farnsworth.

Para ilustrar a resposta a esta pergunta, e dar noção dos impactos vastos da linguagem universal que se tornou o Software, examinemos o caso do Iphone, que marcou para sempre o campo das telecomunicações e tecnologias pessoais, revolucionando a maneira como interagimos.

Um só aparelho fez possível a internet móvel, a interconectividade e as redes sociais e muito mais. Num intervalo de 10 anos, absolutamente todas as formas de se comunicar, trabalhar e socializar estavam completamente diferentes. Hoje emojis valem mais do que mil palavras, memes são linguagem obrigatória entre os jovens e histórias de amor começam com um deslizar para a direita.

O Software é o denominador comum de todos estes aspectos. É a base para todo e qualquer tipo de processo na esfera computacional, portanto se constitui como ponto de partida pelo qual moldamos todas as interfaces e processos utilizados globalmente, hoje inerentes à existência humana.

Os meios nunca foram tanto a mensagem como nos tempos atuais, e o impacto do Software como equalizador e/ou catalizador de processos (antes pensados muito distantes ou até impossíveis) tem portanto seus efeitos sentidos transversalmente em todos os campos da vida contemporânea.

Graças a ele, editamos e filtramos completamente as nossas perspectivas e registros do real e virtual, num contexto mais mediado do que nunca. Nas áreas mais vastas, da medicina biônica a previsão de tendências e comportamentos no marketing ou um filtro novo no Instagram, tudo perpassa pelo e depende do Software.

O Software é a mensagem.

Giovanna Carvalho