Como sabemos o que se passa ao nosso redor? Na nossa cidade? No nosso país? No mundo?

Para estarmos cientes do que se acontece no exterior da nossa casa, o jornalismo tem uma grande importância. Para sabermos como está o trânsito, a economia, a paz, tudo o que está fora do alcance do nosso olhar, mas à distância de um click.

Antes de surgir a imprensa, as notícias corriam de boca em boca, ou através de formatos escritos como cartas, assim evoluiu para o jornal, rádio, televisão e internet. Todos estes meios se mantêm hoje em dia. Deu-se uma remediação dos meios e nos próprios meios, mantendo os assim ativos até aos nossos dias.

Porém a internet enquanto meio digital acaba por se destacar, pois ela consegue englobar a maioria dos restantes meios, como o caso da rádio, televisão e jornais, aos quais conseguimos ter acesso através de um simples link. E torna o acesso às notícias muito mais rápido e atualizado e permite o comentário dos usuários a tempo real, porém pode provocar um excesso de informação acabando a sociedade por ser bombardeada com notícias sem fundamento e em excesso.

Para além disso, os jornalistas que trabalham no meio digital, têm que atualmente ter as mais variadas aptidões, uma vez que as notícias têm que estar em constantes atualizações, assim como o jornalista pode ter que trabalhar os mais variados materiais (fotografias, vídeos, áudios, etc.) para que os visitantes tenham acesso aos materiais de uma forma mais rápida e assim as páginas tenham mais visualizações.

Bibliografia

Click to access Adriana%20Mello_Nuno%20Fernandes.pdf