Etiquetas

, , , , ,

One Shot é um jogo indie lançado em 2016, ele é caracterizado pelo seu estilo pixelado e a sua jogabilidade consiste na resolução de puzzles que vão surgindo no decorrer da história. Inclusive quando o jogador sai do jogo e volta a jogar novamente é como se Niko, o protagonista, estivesse dormindo e aguardando o retorno do seu companheiro de aventura.

O jogador não só controla o personagem do jogo como também se comunica com ele, possibilitando que este responda as perguntas feitas por meio de frases prontas mas que são essenciais para a construção de uma amizade do personagem Niko com o dito jogador.

Até mesmo a resolução dos puzzles exige uma interação com o computador do usuário onde são criadas pastas dentro de arquivos do pc e até mesmo mudanças na tela de fundo do aparelho com as respostas para os problemas apresentados.

Ainda que simples o jogo inova em determinadas formas de abordar certos recursos tecnológicos sem contar no fator mais “humano” na qual consiste no desenvolvimento do companheirismo entre Niko e o jogador, que além de contar sobre sua família e gostos, confia nas escolhas do jogador e está disposto a fazer aquilo que ele julga o melhor a ser feito em um momento final.

O jogo na sua versão original tinha 3 finais possíveis enquanto a versão lançada em 2016 pela Steam tem 4, cada um deles dependendo de quem ou o que o jogador escolhe salvar.

Esta relação entre software e usuário é colocado de forma tão sútil e distinta que por menos realista que o jogo seja ainda consegue estabelecer uma empatia e colabora para que o jogador mesmo que de maneira superficial consiga acreditar que a realidade a sua frente é real de certa forma, mesmo que seja apenas software.