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Que a tecnologia e a multimédia abrem portas para um mundo diferente não é algo que já não saibamos, contudo, na minha opinião, esse mundo está cada vez mais parecido ao mundo no qual vivemos.

Digo isto tendo em mente os conceitos de variabilidade que se associam à mediação digital, no sentido em que, hoje em dia um projeto digital pode ser modificado de tal forma que existem mais de que uma versão do mesmo objeto digital.

Tal ideia, até poder parecer indiferente e sem problemas, contudo, se prestarmos atenção à normalização de atividades de edição e Photoshop percebemos que talvez não é bem assim.

Atualmente, qualquer pessoa com um computador (ou até telemóvel) é capaz de editar uma foto sua a um ponto tal que nada na fotografia é igual à original, ou seja, ficamos com duas versões da mesma fotografia.

Para piorar a situação, essas fotos são divulgadas na Internet, possibilitando que milhares de pessoas tenham acesso e se comparem ou com o estilo de vida ou com os padrões.  Esta comparação tem sido uma das principais justificações para a propagação de padrões de beleza e corporais que, futuramente causa inseguranças e problemas mentais e de saúde às pessoas. Principalmente quando estas modificações falsas são utilizadas em anúncios ou por influencers.

Além desta problematização ética sobre o uso da edição e manipulação da imagem digital, temos também a mudança de mentalidades no que diz respeito a este tema da variabilidade dos objetos digitais.

Para constatar esta ideia, dou o exemplos dos filtros da aplicação TIKTOK em comparação com a, já não tão usada aplicação, Snapchat.

No nascimento da segunda aplicação falada, eram encontrados filtros mais “engraçados” como orelhas de cão ou elementos adicionais deste género. Como é óbvio, neste caso a utilização do filtro é totalmente percetível e utilizada num contexto mais de modificação total.

Famosos com filtro de Snapchat

Em relação aos filtros do TIKTOK, cada vez mais os utilizadores denotam que estes modificam totalmente a cara da pessoa para ir de encontro com uma “trend” ou aos padrões de beleza ( pestanas grandes, pele macia, estrutura da cara mais vincada e até mudança de cor de olhos).

Tiktok exemplificador

Nenhuma destas modificações são utilizadas por diversão, mas sim para investigar uma outra realidade que vai de encontro com o que a sociedade afirma.