A produção e o consumo de imagens estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas na atualidade. Entretanto, como consequência os consumidores estão cada vez mais exigentes diante das evoluções tecnológicas dessas imagens. Isso ocorre, porque somos fruto de uma quantidade de elementos técnicos e convenções que temos, a depender do momento e contexto histórico em que estamos inseridos. 

Desse modo, é possível perceber que o público irá desejar e querer consumir aquilo que, de acordo com as convenções do momento em que essas pessoas se encontram, lhes parece mais tecnológico, avançado e superior se comparado ao que já existia anteriormente. Nesse sentido, os anúncios, evidenciam esse sistema, pois utilizam desses avanços tecnológicos para demonstrar as qualidades dos produtos e para convencer o público à consumi-los. 

Nesse primeiro anúncio (2002), a novidade presente no telemóvel são as mais de 16 cores que este possui, que são “tão vibrantes” e de “alta resolução” que são capazes de sair do ecrã e tomar o espaço. Há nessa ideia uma valorização da imersão sensorial do corpo, como se as imagens no telemóvel fossem extremamente fieis e se confundissem com a realidade. 

No segundo (2019), podemos perceber esta valorização da imersão sensorial de outras maneiras quando as imagens dos ecrãs são mostradas com cores mais fieis, mais texturas e tendo continuidade com o real. Além disso, há uma persistência na ideia de uma tecnologia de outra geração, como se fosse um dispositivo além do seu tempo. Isso está presente nas frases que aparecem como “next generation screen”; “next generation camera”; “next generation security” e “next generation charging”.

Assim, ao observarmos os anúncios dos telemóveis, podemos perceber claramente um jogo de ilusão ótica, pois se baseiam em criar uma sensação de realidade aumentada, uma ilusão de continuidade dimensional. Esses elementos técnicos criam a sensação de que nos dispositivos encontramos uma perfeita realidade ou uma tecnologia extremamente avançada.

No entanto, há em cada anúncio uma linguagem e forma de apresentar as características dos telemóveis que se diferencia tendo em vista a época e contexto em que se inserem e o quanto a ciência progrediu. Em outras palavras, é possível observar nos dois vídeos o quanto as convenções sociais do que é mais tecnológico e fiel ao real evoluiu com o passar dos anos e avanços científicos. 

Amanda Porto, 2019.