O nome “máquina fotográfica” deriva do latim “camara escura”. Em 1827, Joseph Nicéphore Niépce tira a primeira fotografia da história, que demorou cerca de 8 horas a ser produzida, a preto e branco.

No início dos anos 70 surgiu a ideia de uma câmera que não produzisse imagens como filme fotográfico, mas sim com outras funções. Nasceu então o primeiro esboço do que seria uma câmera digital, sofrendo alterações ao longo dos anos até os tempos de hoje.

O primeiro protótipo foi criado pela empresa Kodak, por Steven Sasson por volta do ano de 1975. Este protótipo pesava perto de 4 kg e produzia imagens a preto e branco que se registavam numa fita. Esta imagem tinha 0.1 megapixeis e demorava 23 segundos para ser produzida.

Mais tarde surge a máquina Mavica, da marca Sony, cujo desenvolvimento foi feito em 1981, sendo que esta máquina estava entre o analógico e o digital, armazenando as fotos a cores em pequenas disquetes que podiam ser visualizadas num televisor.

Continuando na linha temporal, surge uma nva máquina, a primeira produzida pela Apple, empresa de Steve Jobs. Foi em 1994 que a Apple se aventurou pelos caminhos da imagem digital e lançou a Apple QuickTake 100. Foi produzida pela Kodak e conseguia captar até 8 imagens com resolução VGA (640×480).

Com a evolução da tecnologia foram-se criando novos modelos ao longo dos anos, e levou-nos então aos modelos mais recentes que conhecemos. Máquinas compactas e profissionais com imagens até os 25 megapixeis.

Júnia Guimarães