Etiquetas

, , ,

Techno é um género musical eletrónico que surgiu em Detroit, Michigan (Estados Unidos), em meados da década de 1980. Este estilo surgiu através da combinação de música eletrónica e música afro-americana, no entanto tem influências alemãs e foi, posteriormente, adotado por produtores europeus.  Este tipo de música nasceu no contexto capitalista crescente e na comunidade jovem e instruída que pretendia relaxar através da dança.

Na sua origem, o techno caracteriza-se por ser instrumentalmente repetitivo e à medida que a música se desenvolve, o DJ manipula e altera a música, através de sintetizadores, caixas de ritmos, sequenciadores, baterias eletrónicas e claro do computador. Todos estes dispositivos permitem a participação do DJ nos conteúdos digitais do novo media.

Produtores como Derrick May dizem que a translação do espírito do corpo para a máquina é uma inquietação central e uma expressão da espiritualidade tecnológica: “…a música techno derrota o que Adorno viu como o efeito alienante da mecanização na consciência moderna”.

Apesar de ser música feita a partir de dispositivos eletrónicos, o techno traduziu uma sociedade rebelde, não conformista e livre. Sem letra ou melodia própria, o techno, composto por sons repetidos e sobrepostos, conquistou multidões e encheu clubs no mundo inteiro.

À medida que a tecnologia evoluiu nasceram subgéneros do techno e novos instrumentos de trabalho. No entanto, estes mesmos avanços resultaram no desenvolvimento da ciência e no individualismo, que vai contra o caráter coletivo do techno.

Podemos afirmar que a camada computacional alterou a cultura e a forma de viver da sociedade. Em contraste com a música erudita, este género em crescimento veio remediar todos os tipos e práticas musicais até então.

Laura Tavares