Como todos sabemos os média sempre contribuíram para a nossa sociedade, tal como tiveram (e têm) um papel importante no mundo da comunicação. Ao longo dos anos os média foram evoluindo resultando, mais recentemente, nos “digital media”.

Com isto, os cinco princípios da teoria dos novos média de Lev Manovich propõe um estudo mais aprofundado de todos estes aspetos que os novos média nos trazem, baseando assim a minha análise em dois destes mesmos.

O 4º princípio de Manovich (Variabilidade) propõem que os objetos digitais são suscetíveis de inúmeras versões, ou seja, os princípios 1 (representação numérica) e 2 (modularidade estrutural) permitem gerar um número potencialmente infinito de versões de um objeto digital, quer por manipulação automática ou humana.

Posso tomar como exemplo o vídeo acima, quando me refiro à Variabilidade. Isto é, nesta primeira parte de cinco vídeos, a narradora irá demonstrar como é possível a manipulação da foto com o objetivo de melhorar esta mesma, e como os novos média nos proporcionam esta facilidade de variar a estética da foto consoante o nosso gosto, levando assim ao resultado final desejado.

Para além deste princípio, posso também ainda referir o 5º princípio (Transcodificação Cultural) que é “resumido” na transformação dos códigos da cultura e dos média por efeito dos códigos computacionais. Assim, esta transformação é evidente nas mudanças sentidas na linguagem nas últimas décadas.

Cada vez mais, é notável a utilização das redes sociais, onde com estas existe uma distribuição constante de informação, levando a uma nova linguagem mais urbana e, por consequente, jovem. Pessoalmente, sendo da geração que cresceu com aplicações que “viralizaram”, tais como Vine e, mais recentemente Tik Tok, é notável o crescimento de uma linguagem cultural própria que leva à mudança constante da nossa comunicação quotidiana. Assim, através de (por exemplo) memes e outros métodos digitais não é possível recusar esta nova evolução na linguagem.

Tomando como exemplo este vídeo curto, mas esclarecedor, David Crystal afirma que a Internet é capaz de evoluir a linguagem através de variadíssimas formas, sendo uma delas, a introdução de acrónimos nesta mesma (LOL, WTV, WYD, entre outros).

Penso que, seja preciso assumir que estamos sempre em constante mudança e que os novos média são os pioneiros (ou pelo menos uma parte) da nossa evolução enquanto sociedade e seres tecnológicos e linguísticos.

Escrito por: Tomás Almeida

Fontes: Manovich, Lev. ‘What is New Media?’, The Language of New Media, Cambridge, MA: MIT Press, 2001, pp. 19-48. // https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_media // https://en.wikipedia.org/wiki/Media_(communication)#Electronic_media