Como sabemos, devido à pandemia com início em 2020, o mundo foi apanhado de surpresa com um vírus denominado por covid-19. Este vírus fez o planeta mudar drasticamente em termos de comportamento dos seres humanos, onde a maioria das pessoas se viram obrigadas a permanecer na sua habitação, ter de abandonar os seus respetivos trabalhos, e como consequência, encontrar novas maneiras de sobrevivência e, também, novas formas de poder aproveitar as boas coisas que a vida nos traz, mesmo tendo estes percalços que nos impediam e de certa forma ainda nos impedem de aproveitar a vida ao máximo.

Apesar de esta pandemia, a arte digital não se deu como vencida e não parou, muito pelo contrário, ganhou cada vez mais fama visto que a maioria da população apenas tinha os meios tecnológicos como suporte para poder “sobreviver” ao aborrecimento de viver sem poder abandonar o nosso meio habitacional.

Em termos de arte musical, poucos concertos ao vivo existiram durante estes últimos dois anos, e a solução que se obteve para este “problema” foram os concertos digitais.

O concerto digital que mais se destacou para mim, foi realizado pelo cantor Justin Bieber, onde criou uma performance num mundo irreal, designado por “metaverse”.

Este concerto consistia numa performance num mundo virtual, no qual a banda, os backgrounds, os dançarinos, e até mesmo o público presente neste concerto, eram desenhos animados.

Ao longo deste concerto, milhões de internautas, podiam interagir comentando, ou até mesmo carregando em um botão no seu teclado que mandava uma “luz” virtual para Justin. Esta luz tinha um significado indireto, no qual dava uma espécie de incentivo para Justin poder cantar o tema seguinte e poder performar conjugando os seus movimentos de dança e as suas técnicas vocais. Ao longo do concerto, os backgrounds iam mudando, dando a ideia de imensidade e infinidade ao concerto.

Esta concerto digital foi reproduzido para vários milhões de fãs em direto na plataforma “YouTube”.

Deixo aqui o concerto completo no qual Justin e a sua banda realizam este mesmo evento.

(74715) Justin Bieber – An Interactive Virtual Experience – YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=DxVRfnQ9URk&t=14s

Referências Bibliográficas