Etiquetas

, ,

“An imitation of life. Can a robot write a symphony? Can a robot turn a… canvas into a beautiful masterpiece?”

Will Smith questiona o robot no filme ‘I, Robot’ em tom retorico. No entanto, não nos encontramos assim tão longe destas visões ‘futurísticas’. A Máquina vem lentamente substituir o Humano nas mais variadas tarefas, mas o mundo criativo foi sempre o que escapou ileso. Até agora.

DALL-E, entre outros sistemas semelhantes, só precisa de meia dúzia de comandos escritos introduzidos neste sistemas de Machine Learning1. Uma simples ferramenta eletrónica gera imagens que podem ser consideradas obras de arte. Animais, pessoas, paisagens, mundos fantásticos, o potencial destas ferramentas é infinito.

Jason Allen’s A.I.-generated work, “Théâtre D’opéra Spatial”, que ganha primeiro lugar em concurso

Esta nova era da arte digital desprende-se do artista como preponente máximo da arte. Simultaneamente, levanta questões não só exploradas por Walter Benjamin em ‘A obra de arte na sua era da reprodutibilidade técnica’, como a ideia fundamental de definir o que é arte.

Uma das principais criticas a esta nova vanguarda artística realizada por inteligência artificial é o uso de ‘referências’ para educar o sistema, e a difícil salvaguarda da obra ‘original’. Ou seja, tomamos de partida que a arte destes softwares nunca vai ter a ‘aura’ referenciada por Walter Benjamin. A qualidade reprodutiva é antónima ao sentido de autenticidade da obra de arte para Benjamin.

Podemos também dizer que a arte gerada pela inteligência artificial é um oxímoro. A arte é humana. A arte comunica. E o que tem a dizer a arte feita por um computador?

Mas não serão estes sistemas aquilo que o pincel é para um pintor? A arte é gerada pelo computador, mas a máquina é feita por nós. Não serão estas criticas ao meio mais uma daquelas ondas que sofreram as redes sociais, as bandas desenhadas ou até mesmo os livros?

1.Machine learning é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que os sistemas podem aprender através dos dados, identificar padrões e tomar decisões com uma reduzida intervenção humana. (em https://www.sas.com/pt_pt/insights/analytics/machine-learning.html)