A pirataria audiovisual surge no decorrer do invento e implementação do Compact Disc (CD), utilizado como forma de reprodução de obras musicais , cinematográficas ou de videojogos , tanto pela facilidade com a qual a cópia é feita , tanto pela facilidade pela qual é obtida . Os CDs foram ,então , de certo modo , o  grande vilão da história , dando a possibilidade de se fazer dezenas de cópias de um mesmo CD em minutos, além do baixo custo e quantidade de matéria prima necessária para a sua fabricação , permitiu , também, uma distribuição com maior eficácia, rapidez e alcance.

O termo Warez pertencente à língua inglesa, derivado da segunda metade da palavra software no plural , emerge, pela primeira vez ,  no seguimento dessa prática , a pirataria, e que se refere ao uso ,não autorizado e disponibilização ilegal de propriedade intelectual  , de arquivos protegidos por direitos autorais, com finalidade comercial ou não .

Mais especificamente , o caso da pirataria no mercado dos jogos eletrónicos tem vindo a se popularizar e a se adaptar conforme os constantes avanços na tecnologia. Além disso, a falta de fiscalização e a aceitação da pirataria como parte do quotidiano atual contribui para a sua continuidade. A partir da invenção dos videojogos e computadores pessoais, os alvos mudaram, exigindo mais conhecimento e modificando totalmente a forma como se conhecia a pirataria até então.

Em Portugal ,principalmente em feiras , estes produtos pirateados ainda costumam ser comercializados.

A grande questão colocada por muitos é como funciona a pirataria? E quais os seus efeitos e consequências em relação à obra original?

Até recentemente, as cópias não autorizadas de software requeriam troca física (isto é CDs ,por exemplo) ,mas à medida que a Internet torna-se continuamente mais difundida, mais rápida e menos dispendiosa, essa necessidade perde-se e a pirataria transforma-se, permitindo que produtos sejam transferidos de um computador para outro sem transação de meios físicos e com pouco risco de deteção.

O processo da pirataria constitui -se em três passos fundamentais : Em primeiro lugar , um grupo obtém uma cópia da produtora, antes do lançamento do produto, através de um contacto interno, ou roubando uma cópia em CD, Blu-ray, DVD,ou, em última opção/recurso , comprando normalmente uma cópia original autorizada. Em segundo lugar, o grupo ou indivíduo conhecido como crackers recompila o programa, com o objetivo de burlar licenças de uso e sistemas de proteção contra cópia não autorizada. Em seguida , é compactado num formato digital apropriado, geralmente comprimido em RAR ou ZIP, e depois distribuído internamente em servidores privados para o grupo criador. Em terceiro e último lugar, o programa é , finalmente ,enviado para sites de pirataria de grande popularidade.

O combate à pirataria tem sido realizado a partir do encerramento desses websites (sendo que, ainda assim, muitos estão disponíveis ao público) e da criação das plataformas online e de streaming , na área da música , como o Spotify , Deezer , Soundcloud , Itunes , Youtube , no ramo das séries televisivas e de filmes , Netflix , HBO , Amazon Prime Video , Hulu , Fox , entre outras, e, por último , na esfera dos videojogos existem as seguintes:Epic Games,Steam ,Origin ,Microsoft Store.

Concluindo , a defesa dos direitos autorais dos artistas é de extrema importância no sentido em que devemos dar suporte , nomeadamente financeiro , aos seus trabalhos porque sem essa ajuda não conseguem dar continuidade aos seus projetos futuros , deixando de ter forma de manter a sua prática . Deste modo, as suas carreiras têm enfrentado este enorme obstáculo , alguns com mais sucessos , outros não tendo a mesma sorte.

Diana Marantes