Gorillaz é uma banda virtual que surgiu em 1998, criada pelo cantor Damon Albarn e pelo designer Jamie Hewlett. Esta ideia de criar uma banda cujo os membros não fossem realmente pessoas mas sim personagens fictícias criadas através do computador, surgiu quando Damon Albarn e Jamie Hewlett assistiam ao canal MTV e aperceberam-se que, das suas perspetivas, aquilo a que assistiam parecia-lhes fabricado e falso, decidiram então criar a sua própria banda “fabricada” mas com um conceito interessante e diferente.

Tornaram-se então uma das maiores bandas na história da música e o que é que afinal as distingue das muitas outras bandas? Precisamente por os seus membros serem apresentados como cartoons digitais. Foi criada uma história fictícia para os membros da banda: 2-D (vocalista), Murdoc Nicalls (baixista), Russel Hobs (bateria) e a Noodle (guitarrista), e desde da criação deste projeto que a banda continua a ter novas histórias e novos desenvolvimentos enquanto personagens.

Na sua primeira digressão, os músicos estavam tapados por grandes projetores que transmitiam a imagem dos membros animados constituídos pela banda. Também os atores que faziam as vozes das personagens, falavam entre as músicas e interagiam com o público para dar uma ilusão mais realista deste conceito. Anos mais tarde, na cerimónia de prémios dos Grammys em 2006, a banda já se apresentava em formato 3D onde era possível ver os membros a andar de um lado para o outro como se realmente fossem reais. (https://www.youtube.com/watch?v=CGoSlY2sT04).

Tudo isto foi criado para simular uma presença cada vez mais realista desta banda originada no mundo digital.

Com o avanço da tecnologia, já em 2010 era possível criar imagens realistas dos desenhos e editar os vídeos de tal maneira que parecia que estas personagens estavam mesmo presentes em locais e a interagir com pessoas reais. Como é o exemplo deste vídeo promocional de uma Tour que a banda estaria a fazer (https://www.youtube.com/watch?v=arBrHQ9ZuSs). O computador tornou-se, assim, o protagonista e o instrumento fundamental para a realização desta formato artístico.

Gorillaz são então um fenómeno virtual dos anos 2000 e ainda hoje continuam a fazer história.