Todos já ouvimos uma música que nos pareceu demasiado familiar, mas quando chegou a uma certa parte percebemos que aquela não era a música que estávamos a pensar ser, apesar de ter tantas semelhanças na sua melodia. Isto acontece porque, na indústria musical, muitas vezes certas músicas são usadas para fazer músicas novas, através de samples das originais.

Sampling é a reutilização de uma porção (sample) de um som já gravado numa nova gravação (ou seja, numa nova música).

As samples, geralmente incluem elementos como ritmo, melodia, letra, sons e podem ser alteradas e manipuladas de várias formas como, por exemplo, alterando a sua velocidade. São normalmente alteradas e integradas nas novas faixas, usando um aparelho eletrónico chamado Sampler.

Esta utilização de amostras está presente em montes de músicas e influencia todos os géneros de música, especialmente a música pop, hip hop e a música eletrónica.

Um dos muitos exemplos de sampling é a música Hung Up  da Madonna, que utiliza uma sample da parte inicial da música Gimme! Gimme! Gimme! dos ABBA.

Fazer sampling de músicas de outros artistas levanta muitas questões especialmente de copyrights e de direitos de autor.

O que acontece com as samples vai ao encontro do que Walter Benjamin fala em The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction, pois com a reprodução mecânica as samples, que são uma parte reproduzida de um original, tornam-se, quando reproduzidas, significativamente diferentes do original, dependendo da intenção de quem as modifica e isto coloca-as em situações em que o original já não poderia participar, e como “a reprodutibilidade técnica separa a obra do domínio da tradição e ativa o objeto reproduzido no novo contexto de receção”,  muitas vezes o público nem chega a saber que aquela música foi em parte tirada de outra.

Fontes:

Benjamin, Walter (2005). The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction, in http://www.marxists.org/reference/subject/philosophy/works/ge/benjamin.htm [UCLA School of Theater, Film and Television, 1998, 2005].

En.wikipedia.org. 2020. Sampling (Music). [online] Available at: https://en.wikipedia.org/wiki/Sampling_(music)

Pereira, B., Instagram, Shifter, R., Shifter, R., Shifter, R. and Ribeiro, J., 2020. A Arte Do Sampling: O Boom Histórico Dos Anos 80 E O Diggin’ Em Portugal Com Madkutz. [online] Shifter. Available at: https://shifter.sapo.pt/2020/03/sampling-madkutz/