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A ideia da participação do espectador em uma narrativa, podendo influenciá-la e alterá-la de acordo com suas próprias escolhas, é algo que é explorado no mercado dos jogos digitais já há algum tempo. Jogos extremamente populares como Undertale, Until Dawn e The Last of Us, por exemplo, têm suas premissas quase inteiramente baseadas na ideia de que o jogador é responsável por certos eventos, assim como pelas consequências de suas escolhas enquanto jogam, o que gera a possibilidade da existência de diversos finais para as histórias.

A narrativa interativa não é mais exclusividade de jogos digitais – o episódio especial Bandersnatch da série Black Mirror é provavelmente o exemplo mais conhecido desse fato. No entanto, já fazem alguns anos que esse formato vem sendo remediado para uma outra plataforma: o Youtube. 

No dia dos namorados em 2017, o youtuber Mark Fischbach, mais conhecido como Markiplier, postou em seu canal um vídeo com o título A Date With Markiplier. O conceito é bem simples: a câmera é o ponto de vista do espectador enquanto este está a chegar em um restaurante para um encontro com Mark. Ao final do vídeo, que tem aproximadamente um minuto, a ferramenta de recomendação do YouTube apresenta dois links ao espectador, com a opção de pagar ou não pagar pelo jantar. Dessa forma, a pessoa que está a assistir vai então selecionando vídeo por vídeo até atingir pelo menos um dos 14 finais existentes. 

A Date With Markiplier tem a essência de jogos conhecidos como dating simulators, porém com um tom de comédia extremamente presente. Isso torna a série quase que uma sátira do gênero, porém em uma plataforma distinta. Os episódios componentes dessa série, então, acabam por parecer mais um jogo do que qualquer outra coisa, apesar de ainda serem apenas vídeos no YouTube. Essa mudança de dinâmica entre o espectador e o conteúdo por ele consumido, causada pela fusão de características de dois meios distintos, é um perfeito exemplo de remediação.

Esse formato interativo de narrativa que mescla Youtube e videogames se popularizou e, em outubro de 2019, foi lançado também o especial do YouTube Premium chamado A Heist With Markiplier. Esta nova série segue nos passos de A Date With Markiplier, porém foi produzida de forma profissional, com apoio financeiro fornecido pela própria plataforma, além de contar com uma possibilidade total de 31 finais diferentes.

Bibliografia: Bolter, Jay David, e Richard Grusin. 2000. «Remediation: Understanding New Media»