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Para Walker Benjamin o daguerreótipo é o momento áureo da fotografia, uma vez que origina peças únicas, mantendo a sua aura intacta. Ao contrário de outros processos concorrentes, o daguerreótipo é uma imagem única, impossível de copiar, por estar gravada numa uma placa metálica. O daguerreótipo, disseminado em 1839, foi resultado de várias pesquisas desenvolvidas por Nièpce e Daguerre, a partir de um processo denominado heliografia, criado pelo primeiro, que advém da sensibilidade de certos químicos à luz. Nesta fase pré-industrial, em que a reprodução não era possível, o produto depende das condições temporais e espaciais em que foi concebido, bem como das propriedades do instrumento que foi usado para o produzir.

Benjamin fala-nos da relação da fotografia com o real, uma vez que consegue reproduzir a natureza em duas dimensões de forma fidedigna, conferindo-lhe um caráter documental. Na época do daguerreótipo a imagem não vinha associada a nenhum texto (o jornalismo ainda era uma prática dispendiosa), sem contexto o seu conteúdo é percecionado como a experiência única daquilo que o fotógrafo observou no momento. Benjamin teme pela comercialização da fotografia uma vez que esta, apesar de permitir que alcance um maior número de observadores, vem corromper a aura da obra, uma vez que esta perde a sua singularidade.

Boulevard du Temple, 1838. Da autoria de Louis Jacques Mandé Daguerre

Algo que é fruto da evolução no campo da fotografia é a montagem, que vem adulterar a sua função documental de captar o verídico. Sabemos que a reconstrução de factos/ações sempre foi possível, mas Benjamin considera que empobrece a experiência retratada. A seguir ao daguerreótipo aparece o negativo, que vem dar início à fase de declínio da aura, uma vez que acaba com o exemplar único, promovendo a dessacralização da imagem.

Fontes
Benjamin, Walter. A pequena história da fotografia. In: Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, v.1, 1994.

Holanda, Rochelly Rodrigues; Melo, Marco César de Souza; Filho, Tadeu Lucas de Lavor & Antunes, Deborah Christina. (2019). Foto-grafias: Reprodutibilidade, Técnica e o Recorte da História na Escrita no Existente. In Cadernos Walter Benjamin. Acedido em: https://www.researchgate.net/publication/335697028_FOTO-GRAFIAS_REPRODUTIBILIDADE_TECNICA_E_O_RECORTE_DA_HISTORIA_NA_ESCRITA_NO_EXISTENTE

Oliveira, Orlando José Ribeiro de & Oliveira, Marília Flores Seixas de. (2013). Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin. Acedido em: https://www.researchgate.net/publication/307763669_Fases_da_historia_da_fotografia_e_a_questao_da_aura_segundo_Walter_Benjamin