A maior parte dos processos de Imediação são invisíveis…

Um dos grandes exemplos deste processo é o anúncio publicitário ao ipad Air Commercial Pencil Ad, que sem mostrar o meio e utilizando para isso a retórica com um simples lápis, nos apresenta este objecto (que esconde, literalmente, até ao final do anúncio o ipad), mostrando que com ele se pode desenhar, fazer poemas, terminar uma sinfonia, ilustrar… e que é utilizado por cientistas, estudantes, artistas…

Este exemplo que tão bem retrata a Imediação, está repleto de retórica, ainda que por vezes não nos consigamos aperceber disso.

Isto é o inconsciente que a Imediação introduz na nossa vida, ou seja, fazemos e vemos sem nos apercebermos. É um efeito quase “anestesiante” da imagem que por tantas vezes ser por nós utilizada, se torna quase banal.

Neste anúncio ao ipad, temos a verdadeira definição de Imediacia, em que o real se projeta, em que nos apresenta uma experiência “instantânea”, em que o meio desaparece ou se esconde. Torna-se invisível, apesar de a maior das vezes estar presente, agindo sobre nós de forma totalmente inconsciente.

No final deste anúncio, o lápis que escondia o ipad desaparece mostrando o meio (ipad) e finalmente conseguimos compreender que se tratava de um anúncio a um aparelho electrónico que faz tudo o que é devidamente ilustrado e não um anúncio a um lápis, como de início levava a crer.

É aqui que percebemos de imediato outro conceito aprendido em aula, o conceito de Hipermediacia, que é o momento em que o meio se torna visível, em que o meio se mostra, sendo um conceito interactivo que nos apresenta o meio como sendo real, como se tivéssemos aberto uma janela e através dela conseguíssemos ver a realidade.

Este conceito de Hipermediacia (já criado no séc. XV com a pintura e a perspectiva) e que nos é dado a conhecer através do Modernismo, sendo este o movimento da Hipermediação e que se torna a ilusão da 3ª dimensão, que atualmente tende a ser contrariado e em que tendencialmente, se retiram as 3 dimensões.

De todos os exemplos que visualizámos nas aulas, este anúncio do ipad Air Commercial Pencil Ad (2013), para mim é sem dúvida aquele que melhor ilustra estes dois conceitos, de Imediacia e Hipermediacia e com ele a compreensão do tal “super poder” da invisibilidade poder tornar-se real…

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Ana Mónica Martins