Qualquer pessoa que já usou TikTok fica maravilhada com o seu algoritmo e com a capacidade que o TikTok tem de dar ao seu usuário exatamente o que ele quer ver.

O TikTok possui um algoritmo que auto aprende, através dos hábitos e preferências de visualização dos usuários, dos seus gostos e dos seus interesses. Com essas informações, a plataforma projeta sugestões de conteúdo nos feeds dos usuários, sendo estes baseados numa pré-recolha de dados contidos na base de dados da plataforma. E é a interface  que possibilita o acesso e a interacção do usuário com os mesmos.

Quando abrimos a aplicação deparamo-nos com  a For you page (em português esta categoria aparece como “Para Você”), aqui aparece-nos o nosso feed, que consiste em pequenos vídeos que nos são recomentados por terem características semelhantes a outros com os quais tenhamos interagido (comentado ou simplesmente metendo gosto) anteriormente. Resumidamente, o algoritmo do TikTok selecciona conteúdo que assume ser do interesse do usuário, baseando-se nas interações anteriores do mesmo, bem como na base de dados da aplicação que coleta o conjunto de interesses do usuário.

Secção For You do TikTok

Quanto mais interações forem feitas com o que nos é recomendado, e quanto mais tempo passarmos no TikTok, entramos para um local tão profundo da plataforma onde o algoritmo está tão aperfeiçoado ao nosso gosto que só nos é recomendado mesmo o que queremos ver. É então a interface que representa o imperativo da função da plataforma, ao mesmo tempo que confere a forma como o conteúdo cultural é distribuído na plataforma.

O TikTok introduz uma postura de gamification ao mundo das redes sociais, que até agora não era muito usual. Por exemplo, no Facebook  o usuário tem de construir uma rede de amigos como estrutura central do design daquele algoritmo. Já o TikTok segue o pressuposto dos jogos de vídeo, segue uma narrativa interativa e o seu usuário escolhe o seu próprio trajeto através das suas interações, este envolvimento do usuário permite um feedback instantâneo do algoritmo com novas recomendações baseadas no gosto do mesmo.

Fontes:

Alejandra O’connor, L., 2020. On Platform Aesthetics: Tiktok As The Next Level Of The Gamification Of Social Exchange Online. [online] Masters of Media. Disponível em: <http://mastersofmedia.hum.uva.nl/blog/2019/09/23/on-platform-aesthetics-tiktok-as-the-next-level-of-the-gamification-of-social-exchange-online/&gt;