Etiquetas

, ,

A Comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida em sociedade. Sociedade e Comunicação são uma coisa só. Não poderia existir uma sem a outra. E cada sociedade tem a comunicação que merece. A comunicação é muito mais que os meios de comunicação social. É a necessidade básica da pessoa, do homem social. A sociedade é o retrato da sua forma de comunicar.

Estamos todos numa teia

Não é de agora que a mídia televisiva tem orientado comportamentos. Marshall em “O meio é a mensagem” estabeleceu como objeto de estudo o “meio” e quis mostrar o impacto que esse causa na sociedade, fazendo-nos conhecer a intensidade e o entorpecimento que os meios têm em proporcionar sentidos, cultura, tecnologia e força de pensamento psicológico.

meio de comunicação manipula

A TV tem por finalidade fornecer informações e entretenimento a todos. Diante de seu grande potencial de influenciar comportamentos e escolhas ela está a passar por um dilema maior: a veracidade de suas notícias. Marshall afirma que a televisão promove outras formas de consciência naqueles que são apenas espectadores e vivem na passividade de receber tais informações, diferente daqueles que são leitores, pois ele trata a leitura como algo altamente especializado e objetivo, ou seja, o leitor é um bom tomador de decisões e sabe discernir a notícia real da fictícia.

O certo é que a TV mediante sua era de instabilidades quanto suas notícias, propagandas que influenciam o poder de compra e programações comercializadas, tem fomentando comportamentos e padrões, sendo também um meio de manipulação e alienação do povo, os alimentando com programações não educacionais e de alguma forma, fomentando sua tomada de decisão.

 

Thaís Noleto

_______________________

Referências:

BORDENAVE, Juan. O que é comunicação? Editora Brasiliense, 1997.