Como nós todos sabemos, a arte e a cultura foram dois dos setores mais afetados e nos quais ainda tem que haver uma luta consistente para que estes não morram, ou sendo menos dramático, não desapareçam.

Neste artigo pretendo demonstrar como o conceito de “remediação”, isto é, “processo que ocorre quando um meio passa a incorporar ou imitar elementos de outros meios, afim de melhorar seu próprio meio, criando assim um dinamismo entre diferentes instrumentos de comunicação” foi sempre um grande aliado não só às artes (falando particularmente do teatro), mas como também aos mídia.

Com isto, posso destacar um grande fornecimento de teatro ao vivo disponibilizado através dos novos mídia, com o objetivo de fornecer à sociedade que se interessa por esta arte uma sensação de normalidade, tendo em conta as condições em que vivemos. Assim, é possível destacar ou ter como exemplo a seguinte organização, Teatro Nacional de D. Maria II, que forneceu variadíssimos espetáculos da sua autoria, destacando “Alice no País das Maravilhas”, onde, Sérgio Delgado combina a imagem ao cenário, com o objetivo de criar a ilusão de que as personagens estariam realmente nesses cenários projetados.

Para além desta iniciativa efetuada pelo Teatro Nacional de D. Maria II, posso também trazer à luz um grupo de teatro para idosos que combateu este distanciamento através d´”O Teatro ao Telefone“. Este projeto que também se poderia chamar “teatro em contexto de emergência“, foi uma resposta urgente a um problema social criado pela doença que parou o mundo e que tem nos mais velhos o principal foco. Rita Wengorovius, encenadora, atriz, dramaturga, professora, que foi quem fundamentou esta ideia, afirmou que a população mais idosa queria continuar a ensaiar e que foi então preciso encontrar uma “solução criativa para o problema”. Devido à sua idade e sem acesso às novas tecnologias, só restava uma solução, neste caso, um telemóvel ou telefone.

Posso então concluir que através do processo de remediação, e tendo em conta estes dois exemplos demonstrados, esta arte que faz parte da história humana sempre irá ter uma pequena “safety net”, graças aos mídia, tanto velhos, como novos.

Escrito por: Tomás Almeida

Fontes: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/o-diario-da-nossa-pandemia-quando-o-teatro-passou-a-ser-feito-por-telefone-12321391.html // https://rr.sapo.pt/2020/06/28/vida/teatro-d-maria-ii-integra-na-nova-temporada-pecas-que-ficaram-por-apresentar-por-causa-da-pandemia/noticia/198297/