Desde que o homem faz uso de meios tecnológicos como meio de se expressar/exprimir, é verificável a relação existente entre arte e tecnologia, esta relação que apresenta-se como intemporal.

Como podemos verificar, arte e tecnologia são ou permanecem inseparáveis, e esta ligação já existe desde os tempos antigos, ou seja, desde tempos remotos na qual o homem passou a fazer uso da tecnologia como forma de auxilio na representação e na imersão da imagem, desta forma, era possível ao homem expressar-se através da imagem, basicamente para traduzir o que sente em imagens, melhor dizendo: para transformar a informação visual.

Neste contexto, os meios tecnológicos são como uma espécie de condutores de comunicação e, para refletirmos e pensarmos sobre a forma como Arte e Tecnologia se afetam reciprocamente, não é necessário recuarmos muito na História. Chega apenas determo-nos em alguns dos exemplos mais notórios, como por exemplo, a camara obscura, a máquina fotográfica, a televisão, a câmara de vídeo, a internet, entre outras.

Veja-se por exemplo narrativas entre a arte e a tecnologia: a invenção da Fotografia no início do século XIX. É da autoria do francês Joseph Nicéphore Niépce a primeira fotografia que conhecemos. A partir da fotografia que, já no final do mesmo século (XIX), aparece a invenção mais vanguardista de sempre no mundo da Arte pelas mãos dos irmãos Lumiére, aquilo que conhecemos por imagem em movimento, ou seja, o cinema.

Na década de 70, surge o Video Art, enquanto a relação entre Arte e Tecnologia explode na década de 90, com o aparecimento da Web Art e dos New Media Art – que significa fazer uso dos novos meios tecnológicos (como por exemplo o GPS; computadores portáteis, câmaras de vigilância; jogos de computador, óculos de realidade aumentada, entre outros). A Arte Electrónica, a Arte Robótica, a Arte Genética, Arte multimédia, o Hacktivismo, fazem, hoje, parte de uma outra grande denominação – as Artes Digitais.

Hoje em dia realizam-se projetos interessantes com drones, com impressoras 3D, com óculos de realidade aumentada e com um sem número de gadgets, é só escolher.