Não se tem um consenso do que exatamente é a média, sendo uma questão que até hoje e discutida e questionada por muitos. Marie-Lauren Ryan em “Avatars of Story” diz “if we ask specialists of different disciplines to propose a list of media, we will receive a bewildering variety of an-swers.” Esse enxerto mostra como o tópico de Média é fluido e complicado não se definindo facilmente. Mas Joshua Meyerowitz é um professor de comunicação, na Universidade de New Hampshire. Ele separa a média em três tipos diferentes: Média como uma ferramenta de distribuição, Média como uma língua, Média como seu habitat. Neste texto vou explorar um pouco a média como uma ferramenta de distribuição e como ela evoluiu com o passar das décadas.

O que seria uma ferramenta de distribuição de média? Nós podemos ver exemplos de ferramentas a milhares de anos atras. Os humanos primitivos já tinham meios de distribuir informações. Nossa voz provavelmente foi a nossa primeira ferramenta de distribuição. É especulado que os humanos começaram a falar no mínimo a 50 mil anos atrás, mas que poderíamos ter começado muito antes, cerca de 2 milhões de anos atras. Língua falada é algo incrivelmente difícil de teorizar sobre, pois, ela não deixa uma marca física. Mas arqueólogos usam de ferramentas indiretas para teorizar sobre a língua como o passar de informações, o média, a voz era como eles aprendiam uns dos outros.

Imagem de pintura rupestre na Serra da Capivara, Piauí, Brasil.

A pintura é outra ferramenta de distribuição de média que era muito usada pelos humanos mais primitivos, é teorizado que a pintura começou por volta de 73 mil anos atras. Podemos observar que eles contavam histórias com seus desenhos e passam informações. O desenho é uma ótima forma de mostrar algo que aconteceu ou que vai acontecer algo está na sua cabeça e que não é fácil de explicar com palavras.

Ferramentas de Média não devem ser diminuídas para apenas coisas atuais. O celular, o computador, a internet etc mudaram a forma que nos consumimos média, mas não podemos esquecer a média é algo praticamente instintivo para nós.

Bibliografia:

MEYROWITZ, Joshua. UNDERSTANDINGS OF MEDIA. In: UNDERSTANDINGS OF MEDIA. [S. l.s. n.], 1999. p. 44.

BALTER, Michael. Human language may have evolved to help our ancestors make tools. Science.org, [S. l.], p. 1, 13 jan. 2015. Disponível em: https://www.science.org/content/article/human-language-may-have-evolved-help-our-ancestors-make-tools. Acesso em: 2 out. 2022.

C. HU, Jane. Humans were drawing 30,000 years earlier than we thought. Quartz, [S. l.], p. 1, 12 set. 2018. Disponível em: https://qz.com/1386819/humans-were-drawing-30000-years-earlier-than-we-thought/. Acesso em: 2 out. 2022.

RYAN, Marie-Laure (2006). “Narrative, Media, and Modes”, in Avatars of Story. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, pp. 3-30.