As exposições imersivas são cada vez mais populares um pouco por volta de todo o mundo. Popularidade essa justificada pela oportunidade que as mesmas dão de o espetador/visitante sentir a arte de uma forma bastante diferente da tradicional.

As exposições imersivas usam a tecnologia, como projetores de última geração, para projetar a obra num espaço o que faz com que uma obra tradicionalmente bidimensional se torne tridimensional.

Para além disso, estas exposições contextualizam a vida do artista e os seus movimentos artísticos no processo da criação da obra.  Assim, o visitante fica completamente inteirado sobre a obra o que acaba por criar uma relação mais próxima com a mesma.

Vários são os artistas usados para estas exposições, mas destaquemos dois: Vincent van Gogh e Claude Monet.

As exposições imersivas que usam as obras de van Gogh são, talvez, as mais conhecidas. Isto porque as suas obras ganham uma profundidade ainda maior que chega a emocionar muitos dos que as visitam. Como na obra “The Starry Night Over the Rhône” em que os projetores mexem, as imagens ficam mais claras e depois mais escuras e as cores explodem pelo que existe mesmo a sensação de que se está dentro da pintura de van Gogh.

Já as obras de Claude Monet focam-se mais no contexto histórico e dividem-se em várias partes o que acrescenta complexidade.

Estas exposições são uma maneira de dar “vida” às obras criando experiências únicas que marcam qualquer um que decida participar numa. Também servem para sensibilizar as pessoas para as artes e atrair mais pessoas a visitarem museus o que é tão importante.

Bibliografia:

Morales, Christina. “Immersive van Gogh Experiences Bloom like Sunflowers.” The New York Times, 7 Mar. 2021, www.nytimes.com/2021/03/07/arts/design/van-gogh-immersive-experiences.html. Acedido a 27 de novembro de 2022.

Redação. “O Fenômeno Das Exposições Imersivas.” Guia Do Estudante, guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-fenomeno-das-exposicoes-imersivas/. Acedido a 27 de novembro de 2022.

Ralston, Ana Carolina. Arte Digital Imersiva: A Tendência Entre Exposições Pelo Mundo – Ana Carolina Ralston. anacarolinaralston.art/arte-digital-imersiva-a-tendencia-entre-exposicoes-pelo-mundo/. Acedido a 27 de novembro de 2022.

Leandro, Valter. “O Espetáculo Imersivo Único Impressive Monet & Brilliant Klimt Voltou a Abrir Portas.” Lisboa Secreta, 14 Jan. 2022, lisboasecreta.co/monet-klimt-reservatorio-mae-dagua-amoreiras-espetaculo-imersivo/. Acedido a 27 de novembro de 2022.

Ritchie, Kevin. “Beyond Monet: An Immersive Art Show about Intense Individualism.” NOW Magazine, 13 Aug. 2021, nowtoronto.com/culture/art-and-design/beyond-monet-an-immersive-art-show-about-intense-individualism. Acedido a 27 de novembro de 2022.

O QUE É UMA EXPOSIÇÃO IMERSIVA?Cria Mundos. 15 Feb. 2020, criamundosea.com.br/o-que-e-uma-exposicao-imersiva/. Acedido a 27 de novembro de 2022.