A utilização de ferramentas multi-mediáticas é atualmente essencial e indispensável para o sistema educacional português, seja ele primário, básico, secundário, profissional ou superior. Os sistemas de multimédia assim se impõe na vida quotidiana de um estudante, ou um profissional, com todas as suas praticidades. Imposta esta superioridade perante outros métodos mais arcaicos de armazenamento de informação, como a própria escrita manual, é importante descrever que apesar de facilitar o trabalho geral, tende a enfraquecer qualquer tipo de comunicação, tornando-a monótona e tediosa.

Aqui entra a incógnita das possíveis vantagens e desvantagens que fazem os sistemas multimédia serem úteis para a sociedade num todo, de forma a melhorar os mesmos.

Tomando por exemplo, os sistemas multimédia utilizados no ensino secundário são focados no programa que é o PowerPoint, seja por parte de entidades educadoras, como professores ou tutores, assim como pelos próprios alunos, de forma a apresentarem projetos e suportarem avaliações com elementos visuais, seja esta visual ou escrita.

No contexto arbitrário da vantagem, pondera-se o apoio visual argumentativo, marcado pelo ditado popular de que ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’, onde programas como o PowerPoint ou o Prezi permitem o anexo de imagens ou vídeos de forma a fortalecer uma posição argumentativa por parte do narrador. Ainda no apoio visual, a utilização da ferramenta dos gráficos para mostrar tendências funciona para que o orador ajude o público dirigido a visualizar, ou interiorizar ideias repartidas, o que este pretende expressar. Além do apoio visual, existe o apelo a vários sentidos, pois enquanto a fala estimula principalmente a audição, o uso de ferramentas multi-mediáticas estimula especialmente a visão, causando impacto em certos ambientes de recepção. O impacto ambiental por ser um suporte mais ecológico e versátil tem o seu lugar marcado como vantagem, tanto pela poupança massiva que se pode fazer de recursos como o papel, assim como um maior alcance criativo e original no que toca à apresentação de conteúdos, onde estes mesmos conteúdos se apresentam com maior facilidade graças à possibilidade do orador conseguir moldar a sua ideia em algo mais visualmente atrativo.

Marcada pela oposição, ou desvantagens, existe a excessiva falha na forma e estética da apresentação, denegrindo o conteúdo primário que pretende elaborar, da mesma forma que o aproveitamento excessivo tende a ser prejudicial para uma apresentação, onde não existe um elemento que capte a atenção do leitor e apenas se manifesta através de folhas cheias de texto. 

Quando a apresentação se manifesta como visualmente atraente, existe a probabilidade do público focar a sua atenção nos slides e se esqueça que o orador está presente para manifestar uma ideia, perdendo assim partes importantes da sua fala, assim como as ferramentas predominantemente visuais, que em vez de enfatizarem os aspectos essenciais do discurso, exibem o seu total conteúdo. A apresentação através de slides prioriza o fornecer uma visão geral do discurso e do conteúdo ao público por diferentes tópicos, não para existir uma expressão total por escrito.

Não marcadas pelo fator de apresentação, as vantagens e desvantagens dos sistemas multimédia na educação são puramente de acesso, seja o fator de portabilidade e acessibilidade, assim como a informação diversificada no contexto de vantagem, e fatores de compatibilidade, acesso geral e dependência como desvantagem. 

De forma conclusiva, existe um apelo geral à concentração a ambos os lados, informativos e estéticos, de forma a contribuir para futuros resultados beneficiários, da mesma forma que se pode distinguir que a utilização das ferramentas multimédia é positivamente mais vantajoso e que as suas desvantagens podem ser consideradas falhas humanas prontas a serem melhoradas.