Etiquetas

Com a evolução tecnológica dos media, os anúncios e propaganda de diversos produtos tornaram-se muito mais presentes no dia-a-dia de todos nós. Chegam ao nosso quotidiano através da televisão, dos telemóveis (provindo essencialmente de redes sociais ou da internet por si só), entre outros meios de comunicação. Estes anúncios são elaborados com um propósito explícito, a venda do produto em causa e para que tal aconteça é imprescindível convencer o espectador subtilmente de que este produto é algo indispensável na sua vida.

Ao analisar o anúncio da Samsung intitulado de “Don’t Wait, Watch QLED 8K Now”, onde é incentivada a compra de uma televisão de alta qualidade, é visível que a retórica de grande parte das empresas em relação a propaganda se aplica de igual modo neste caso, sendo que este novo meio de ver televisão é apresentado como sendo melhor que os anteriores e o melhor do momento. É ainda dada grande enfase às emoções que o produto irá despertar no consumidor, havendo assim uma diminuição da já ténue linha que separa a realidade do artificial, simulando a perceção do real, com paisagens surrealistas e uma visão muito próxima do real ao visualizar eventos desportivos ou filmes, por exemplo, o que de certa forma acaba por atraiçoar os nossos sentidos, com esta visão tão tridimensional da realidade que o anúncio oferece ao espectador.

O anúncio mostra assim uma perfeição a nível visual, fazendo com que quem vá assistir a esta propaganda sinta a necessidade de adquirir este produto para descobrir toda esta sensação proporcionada pelo que está a ser publicitado, sendo quase implícita a impossibilidade de tais sensações sem a aquisição de uma televisão 8K da marca mencionada.

Carolina Bartolomeu