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O compartilhamento de vídeos chamados fancams em redes sociais é bastante popular atualmente, especialmente na comunidade de fãs de k-pop (música popular sul-coreana). Esses vídeos geralmente consistem em pequenos clipes, quase sempre com um ou dois minutos de duração, de artistas cantando e/ou dançando em performances realizadas ao vivo. Muitas vezes, as fancams são versões editadas de vídeos já existentes, ou compilações de diversos vídeos diferentes do mesmo artista que acabam por viralizar mais que os seus conteúdos de origem.

O usuário thekidzzzzz, por exemplo, fez em 2019 uma edição de um vídeo da artista Lalisa Manoban, mais conhecida por seu nome artístico Lisa, uma das quatro integrantes do grupo BlackPink. O vídeo original, postado no Youtube, é uma fancam de Lisa se apresentando num show, que teve um total de aproximadamente 9 milhões de visualizações. A versão de thekidzzzzz, apesar de não ter nem chegado a 2 milhões de visualizações no post original no instagram, alcançou um total de 14.3 milhões quando foi repostada no Twitter.

Fancam original de Lisa dançando a música Swalla, originalmente do cantor Jason Derulo.

Lev Manovich fala em sua obra, The Language of New Media, sobre a variabilidade como um dos princípios dos novos média. Essa ideia baseia-se na capacidade dos objetos digitais de serem transformados diversas vezes, possibilitando a existência de inúmeras versões do mesmo conteúdo. Este princípio está inevitavelmente ligado ao da modularidade, ou seja, o fato de que os novos conteúdos midiáticos são formados por diversas partes pequenas e independentes. Essas fancams, e as diversas edições das mesmas, são um ótimo exemplo desses dois conceitos propostos por Manovich. 

Vídeo de thekidzzzzz, repostado no Twitter.

 No início postadas somente por diversão, o uso de fancams nas redes sociais se transformou em uma forma de responder a comentários maldosos direcionados aos artistas. Não muito tempo depois, o spam desses vídeos se tornou uma resposta comum a posts com discursos de ódio, com o objetivo de ocupar espaço nos comentários e redirecionar a atenção. Durante a época dos protestos do movimento Black Lives Matter, por exemplo, fãs de k-pop ocuparam tags no Twitter como #whitelivesmatter, #whiteoutwednesday e #BlueLivesMatter com milhares de fancams, dessa forma tirando a atenção de tweets com discurso de teor racista.