Etiquetas

, , ,

A arte digital pode ser entendida como aquela que é produzida no ambiente gráfico computacional. Sua finalidade é a criação de obras de arte multimídia por meio de algum  software e hardware num espaço virtual. Isso só é possível devido ao avanço tecnológico e à necessidade da arte de adaptar-se ao meio e seu tempo. Além de se tornar esta um meio mais acessível e democrático a todos.

Os resultados dessa evolução podem ser vistos nas mais diversas formas de arte, tais como a fotografia, pintura, vídeo, animação e até visitas virtuais aos museus mais importantes do mundo.

E qual a relação da arte digital com o meio e a sociedade atualmente? McLuhan nos aponta essa relação e leva-nos a pensar sobre a “retriballização” da sociedade por meio dos meios eletrônicos. A sociedade muda à medida que o meio evolui e o meio, de alguma forma, altera a maneira como nos comportamos e lidamos com o novo.

E de que forma a tecnologia digital, apontada por meio da arte, condiciona as práticas artísticas de uma sociedade? Pode-se dizer que a arte mediada pelos novos softwares oferece uma grande possibilidade de acesso, manipulação e interação, se comparado apenas com a contemplação num espaço físico de um museu, por exemplo. Com as novas tecnologias é possível visitar a Capela Sistina, no Vaticano, do seu hardware, com direito a imagem em 360°, mover o cursor do mouse ao redor do piso e paredes para apreciar melhor as imagens ou ainda ampliar qualquer imagem que desejar para ver seus detalhes. Tudo isso só é possível com a evolução dos meios e a adaptação da arte a tal.

067-capela-sistina-21

Thaís Noleto