Os meios de comunicação constituem a ferramenta-base a partir da qual o ser humano é dependente e lhes dedica a maior parte do seu dia comum.

A evolução do ser humano deve-se à evolução dos meios de comunicação e, como devido a eles, o Mundo funciona e tem a capacidade de oferecer, a quem o habita, todos os recursos necessários através dos quais é possível obter uma vida útil podendo ajudar quem nos rodeia.

Para se desenvolver a comunicação entre os indivíduos foi necessário o avanço tecnológico dos orgãos pelos quais os mesmos poderiam estabelecer relações. O surgimento do telefone, por exemplo, gerou uma intensa interligação entre indivíduos que, pela utilização do mesmo, tornaram possível uma comunicação mais ativa, fluída e em massa, ou seja, já não se precisava recorrer a meios considerados antiquados para abordar um familiar, amigo ou até profissionalmente alguém superior. A evolução deste aparelho eletrónico é absolutamente notável e cada vez mais rápida , havendo uma criação ínfama de dispositivos móveis capazes de fazer qualquer tipo de ação que o seu portador deseja.

Tal como o telemóvel, os computadores apresentam outro exemplo do crescente desenvolvimento das vias comunicativas pelo facto de substituírem o trabalho manual realizado, principalmente, no local de trabalho. Com o passar do tempo, redigir documentos à mão já não rendia, pois com a evolução descrita, o homem viu-se obrigado a criar maneiras da comunicação ser feita mais rapidamente, constituindo, deste modo, o meio responsável pelo bom desempenho dos orgãos de trabalho funcionais existentes, aqueles que deram origem ao Mundo que é nosso atualmente.

Aparelhos anteriores ao computador, tais como a máquina de escrever a título de exemplo, fizeram parte desta grande evolução dos meios de comunicação, tendo mais tarde surgido o computador, o meio mais utilizado. Com destaque no meio profissional e empresarial, também transformou o meio comunicacional pela substituição das cartas e postais escritos manualmente pelo rápido e eficaz envio de um simples email.

É, desta forma, possível concluir que a vida da qual nós desfrutamos nos dias de hoje não existiria nem seria legítima sem o crescimento, evolução e desenvolvimento dos meios que, atualmente, consideramos indispensáveis na nossa vida e inclusivé na das gerações vindouras.

Evolução dos Meios de Comunicação