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A obra WAWLT foi criada por Melanie Dickinson, Max Kreminski, Michael Mateas e Noah Wardrip-Fruin, sendo esta um jogo de construção de história digital com IA aumentada, escrita colaborativa e improvisada, baseando-se em uma simulação que operacionaliza a subjetividade do personagem. É apresentado os personagens dessa história com algumas indicações sobre as suas personalidades com o intuito de fornecer uma visão geral de todos os envolvidos no jogo e sermos capazes de criar uma história sendo nós a decidir as ações que serão realizadas pelos personagens.

Obra digital: Why are we like this?

O jogo explora como a computação pode permitir novas formas de prática de escrita criativa e lúdica. Ao executar, consultar e atualizar uma simulação subjacente do mundo da história, o sistema de IA fornece aos jogadores inspiração e mantém a história avançando, mesmo quando os jogadores não têm certeza do que deve acontecer a seguir, já que são eles a criar o desenrolar da trama com as opções que são apresentadas previamente, essa forma de narrativa digital é conseguida graças a uma logica de algoritmo em que o jogo, da perspetiva do usuário, possui elementos motivados, tornando a presença dos mesmos justificada (Lev Manovich ‘Database as Symbolic Form’).  Os jogadores são capazes de selecionar as ações que gostariam de desenvolver e consequentemente comandam os personagens a segui-las. Essa iteratividade na obra ocorre graças a um conjunto sugerido pelo sistema ou sendo consultado o espaço de possibilidade de ação em uma interface de seleção de história personalizada, onde o próprio jogador pode adicionar de forma direta conteúdo extra a narrativa, servindo-se assim de uma narrativa interativa, apresentada por Manovich, em que o usuário escolhe o seu próprio trajeto utilizando os elementos disponíveis nas interfaces. As ações realizadas ditam o rumo da história que vai sendo construída ao longo dessa obra digital, utilizando a criatividade e a capacidade de contruir algo num mundo digitalizado.

Essa obra pode ser visionada e experienciada através desse link: https://itsprobablyfine.github.io/WAWLT/

Referencias: https://projects.cah.ucf.edu/mediaartsexhibits/uncontinuity/Dickinson/dickinson.html

Manovich, Lev (2008). “Database as Symbolic Form”.