Nos dias de hoje, a utilização do telefone fixo tem decrescido por motivos claros, pela introdução dos telemóveis e, mais recentemente, nos últimos anos, dos smartphones. A sociedade atual está construída de tal forma que a rapidez de comunicação é um requisito mínimo e a necessidade de fazermos chamadas em qualquer lugar, a qualquer momento . Curiosamente, as chamadas de voz também têm decaído porque já é possível fazer chamadas de vídeo ou enviar um simples sms ou mesmo ,pelo facto do smartphone ser usado para aceder a redes sociais , entre outro fins. Por vezes, as pessoas, na correria do quotidiano, não param para pensar, refletir ,não dando sequer o devido valor e importância à conquista que foi falar e ouvir a voz humana, pela primeira vez , à distância pois  já não conseguem imaginar as suas vidas sem um dispositivo que permita essas ligações entre pessoas.

Antigamente, antes mesmo da sua invenção e quando não era possível recorrer a estes meios de comunicação que atualmente existem , as primeiras versões do telefone eram basicamente de caráter acústico e mecânico , isto quer dizer ,  a transmissão da voz humana era feita através das propriedades físicas dos objetos . Por exemplo , o denominado “Tin can Telephone”, e pelo que o próprio nome indica,  são latas ligadas por um fio e por ele viaja a vibração.

Claramente , há uma certa controvérsia sobre a autoria da invenção do telefone elétrico , mas mais importante do que essa discussão é que cada um contribui na melhoria do funcionamento do telefone. Entretanto , a patente da criação é dada a Alexander Graham Bell.

Nos bastidores ,  para que a ligação chegasse ao destino pretendido pelo emissor , haviam profissionais responsáveis pela tarefa de ,num “switchboard”, conectar os cabos à estação/canal certo.  Então , como normalmente o sexo masculino é conotado como pouco paciente e , ainda, por ter um comportamento mais agressivo , a telefonia tornou-se  um dos poucos setores  em que as mulheres trabalhavam. Isto,  numa altura em que sociedade misógina e machista é presente , em que a mulher era propriedade do homem e estava subordinada aos comandos, ordens e desejos dele.  

Um exemplo que ilustra bem essa função desempenhada pelas telefonistas é a série televisiva da Netflix , uma das mais conhecidas plataformas de streaming de séries e filmes ,  chamada “Las Chicas del Cable” ,  seguindo a vida de 4 mulheres , nos anos 20 , em Madrid na Espanha, mostrando as suas dificuldades perante as exigências da vida profissional e pessoal.

Em conclusão , a evolução do telefone foi , deveras, muito importante para a aproximação das pessoas mas é preocupante a quantidade de horas que um ser humano , agora , passa à frente de tela , desde o acordar e o deitar, levando a alterações no comportamento e ausência de interação social. Este número alarmante de pessoas com dependência total aos dispositivos tecnológicos deu origem à palavra Nomofobia , a nova síndrome da era digital .

Diana Marantes