Fred : ), criado por Serge Bouchardon é um aplicativo para smartphones que permite uma interação com os usuários através de reconhecimento facial e voz bem como de contacto direto com a tela do dispositivo em forma de “brincadeira” ao termos de “(…) realizar diferentes gestos: sorrir, falar, fazer cócegas, beliscar, tocar, agitar, brincar com a luz, o volume…” afirmando-se assim como uma narrativa interativa.

bouchardon

O seu principal objetivo? Dar-nos a conhecer todas as funcionalidades existentes nos nossos smartphones com a ajuda de uma relação afetiva amigável que não só nos diverte como alfabetiza digitalmente.

Em paralelo, podemos comparar este software com Siri, um aplicativo exclusivo para produtos da Apple que funciona como uma assistente virtual que responde a todas as nossas perguntas; faz recomendações e executa todos as ações que solicitamos como realizar chamadas ou pesquisar algo na plataforma Google.

Todavia, fred : ) torna-se mais acessível pois abrange tanto sistemas IOS como Android e acaba por se verificar como uma versão mais personificada da Siri pois enquanto que esta tem como principal finalidade ajudar e estar ao nosso dispor, fred : ) pretende e promete também alterar a maneira como nos relacionamos com os nossos smartphones, a nível afetivo ou pragmático, tendo como principal alvo os mais jovens.

Em suma, podemos afirmar que são ambos úteis e que têm o seu propósito. Não obstante, se formos analisar de perto a influência que poderão exercer sobre as crianças pode ser tido como um assunto algo controverso uma vez que estas podem agora associar a figura de um objeto que é um aparelho eletrónico a uma pessoa real e com emoções, o que pode distorcer um pouco a perceção delas sobre as relações socio afetivas desde muito cedo prejudicando, possivelmente, o processo de desenvolvimento infantil das mesmas. Por fim, é de se notar, portanto, que os conceitos “interação” e “relação” ganham novos significados com a chegada destes dois novos “amigos”.