A Intermedia tem como principal função juntar arte considerada tradicional (como a pintura, teatro, poesia, etc…)  com medias considerados fora dos critérios do que seria considerado arte. Com esse ajuntamento e possível criar novos campos artísticos. O conceito criado pelo artístico Dick Higgin por volta dos anos 60 deu origem a novas expressões de arte como a poesia visual ou a arte performativa, entre outros.

“One and Three Chairs” de Joseph Kosuth (1965)

Uma exposição onde uma cadeira e colocada no meio entre uma fotografia de uma cadeira e a definição do dicionário da palavra cadeira, portanto somos confrontados com uma referência visual, uma referência verbal e uma referência materialista. São todas cadeiras sem duvida. Mas serão todas a “mesma” cadeira? Com a exposição de uma fotografia de uma cadeira juntamente com a definição da sua palavra, que diferença faz ser colocado o objeto na exposição? Estas perguntas são o desencadear da reflexão sobre a Arte Conceptual.

Figura 1 – One and Three Chairs (1965)

Com esta obra o artista pretende criar a questão de quantas cadeiras somos realmente confrontados: One ou Three. Três representações da mesma cadeira (one) mas que, na verdade não e apenas uma só. Com as suas diferentes representações somos no entanto confrontados com três cadeiras (three chairs).

One and Three Chair utiliza uma abordagem bastante criativa acerca de como uma pessoa enxerga o conceito de arte e o seu significado, como não só o tradicionalismo da arte e capaz de transmitir emoções e reflexões mas também a arte “fora dos parâmetros” para além de inovadora contem também a sua importância filosófica.

https://www.mutualart.com/Article/INTERMEDIA–FORTY-YEARS-ON-AND-BEYOND/C2D22534A855B458

https://www.khanacademy.org/humanities/art-1010/conceptual-and-performance-art/conceptual-performance/a/joseph-kosuth-one-and-three-chairs

https://www.moma.org/collection/works/81435