O aparecimento da Internet trouxe muitas mudanças na forma como consumimos média. Esta rede permitiu uma maior facilidade de distribuição de conteúdo globalmente e ajudou a criar novas formas de média.

No que toca à imprensa, hoje em dia todas as publicações, quer revistas quer jornais, têm agora uma plataforma online onde podemos encontrar todo o seu conteúdo escrito, juntamente com conteúdo exclusivo online. A maior parte delas até oferecem uma opção de assinatura online em que o consumidor recebe a sua edição impressa mas num formato online. A Internet provou ser uma plataforma tão positiva que a imprensa

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Última edição especial impressa da Blitz

tem investido mais nesta área. Podemos ver este fenómeno com a revista portuguesa mensal de música “Blitz“, fundada em 1984, foi em 2018 que Miguel Cadete, diretor da revista, anunciou que a versão impressa deixaria de ser distribuída, (à excepção de cerca de 3 edições especiais por ano), e em vez de tal se iam dedicar a criar conteúdo para as plataformas digitais visto que segundo o editor, viam muito mais tráfego na sua versão online que tinha cerca de 2 milhões de visualizações por mês.

 

 

No que toca a Televisão, os serviços de streaming chegaram para abalar a concorrência. Oferecendo um grande leque de séries e filmes que são atualizados mensalmente a um preço muito mais competitivo do que um serviço de televisão por cabo, a nova geração opta pelos serviços de streaming como Netflix, HBO Go, Hulu Plus, entre outros, e deixa a televisão a “apanhar pó”. Mas esta não é a única competição que a Televisão enfrenta. Plataformas de vídeos online como o Youtube e o Twitch, completamente gratuitas e com conteúdo quase infinito, são cada vez mais uma opção popular, até crianças prestam agora mais atenção a desenhos animados no ecrã mínimo do Youtube do que propriamente em canais de televisão infantis. As operadoras de Televisão no entanto, têm criado parcerias com os serviços de streaming para atrair os clientes mais jovens, tal como a Vodafone que oferece o serviço HBO Go na sua box de tv. Para além disto, operadoras como a Nos e a Meo desenvolveram aplicações para o computador e smartphones para os cliente poderem visualizar os seus canais favoritos de maneira “portátil” juntamente com outras funcionalidades que tipicamente só estavam disponíveis na box.

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Publicidade da parcerias da Vodafone com a HBO

 

Estes exemplos são prova viva de como os tempos mudam e as novas tecnologias criam uma revolução nos média que se adapta aos tempos em que vivemos.