Etiquetas

, ,

Adaptação? Evolução? Ou Regressão?


O software, pode se dizer que é algo ambíguo, na atualidade á praticamente impossível fugir, estamos constantemente sendo bombardeados com informações, tornando-se uma tarefa árdua filtrar o que queremos saber e em qual intensidade queremos saber. É uma ferramenta que varia conforme as intenções do seu autor, uma verdadeira caixa de pandora.

Tanto nos âmbitos sociais, culturais e artísticos pode haver o risco de levar o público/consumidor a ideias que venham a favorecer a entidade por traz de algum tipo de publicidade, obra de arte e discursos políticos.

O fato deste meio atingir grande parte da população mundial o torna passível a se tornar uma verdadeira arma de manipulação.

No entanto, apesar desse lado antagônico, a tecnologia digital também é um meio essencial para a evolução e revolução na questão das artes e da cultura.

A imersão nas obras artísticas não se limita ao universo gamer, ela também já é uma realidade aplicada em exposições culturais. É uma forma de unificar os sentidos visuais, sonoros e até mesmo táteis em apenas um só lugar.

Todas essas características se tornam essenciais para uma certa proximidade com o público, a tecnologia pode aproximar tanto pela comunicação quanto pela reprodução de mídia, uma forma de trazer de volta a vida artistas que já não estão mais aqui.

Como aconteceu na exposição “The Beatles Experience”, exposição essa que correu por todo o mundo trazendo os instrumentos, fotos e objetos da banda de Liverpool, inclusive uma reprodução do show maior e mais icônico show da banda que ocorreu no Shea Stadium de Nova York no ano de 1965, graças á realidade virtual os visitantes puderam sentir a emoção de voltar no tempo por alguns minutos e presenciar este momento que tempos atrás seria considerado impossível.

Por ser ainda algo que está em uma constante evolução, ainda é preciso descobrir mais sobre o impacto que o software tem sobre nós a fim de que possamos utilizá-lo da melhor forma possível para que assim possamos usufruir dos benefícios e aprender a melhor controlar os malefícios.