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Na maioria das nossas práticas diárias, utilizamos programas de software que nos condicionam. Quando se adota um diapositivo digital, somos forçados a adaptar também a nossa prática de software. Por exemplo, quando os programadores sucedem uma nova rede social, acabam por condicionar os seus utilizadores à própria plataforma. Acabamos, assim, por nos ajustar à nova realidade digital com que nos deparamos e da qual acabamos por nos tornar dependes para diversas práticas do nosso dia a dia, como por exemplo, conversar com amigos e familiares, promover o nosso trabalho, realizar conferências e reuniões, entre outras.

A plataforma digital YouTube é das redes sociais com maior adesão em todo o mundo. O YouTube, fundado em fevereiro de 2005 por três ex-funcionários da PayPal, é atualmente uma plataforma de compartilhamento de vídeos online. No entanto, na sua original função, o YouTube nasceu com o objetivo de ser apenas mais uma rede social banal de interação como o Hi5 e o Facebook. O seu primeiro vídeo foi publicado por um dos seus fundadores, Jawed Karim, que ficou surpreendido pela atenção e popularidade que o vídeo teve. A partir daí, o YouTube começou a transformar-se na plataforma que conhecemos hoje.

Vídeo “Me at the zoo” de Jawed Karim, 2005

Foram vários os processos de evolução que a plataforma sofreu e, juntamente com a sua evolução, foi necessário que nos adaptássemos à sua nova realidade. Hoje, o YouTube não serve apenas para compartilhar vídeos online, mas também para divulgação de arte, publicidade, trabalho e aproximação das relações humanas.

Plataforma YouTube, 2005

Uma das caraterísticas da arte contemporânea é os princípios de software e a nossa perceção de como ele funciona e dá forma a determinadas práticas sociais, culturais e artísticas. Uma vez que as redes sociais, nomeadamente o YouTube, se tornaram imprescindíveis para a nossa experiência humana diária, o ser humano cada vez mais é condicionado por diversos softwares e plataformas digitais que nos dão acesso a novas realidades.