Etiquetas

“Humans can use technologies, like television, to provide the experience of belonging when no real belongingness has been experienced.” (Shira Gabriel, 2009)

Um dos maiores tipos de média e presente na vida de todos é a televisão. Capaz de alcançar um grande número de espetadores de todas as idades e backgrounds, a televisão tem o poder de informar, entreter e educar.

Porém, a televisão tem um poder ainda maior, o de ajudar a combater a solidão. Para quem vive sozinho a televisão acaba por tornar-se uma companhia, uma voz que pode ter de fundo.

Existe um grupo etário em que a televisão faz toda a diferença no seu dia-a-dia. Muitas vezes isoladas e sozinhas, as pessoas idosas apoiam-se na televisão, usando-a como uma distração da sua rotina.

Para quem vive sozinho ver pessoas no ecrã e, consequentemente, identificar-se com elas acaba por reduzir o sentimento de estar só tal como alivia a necessidade de interagir com outras pessoas.

Esta dependência à televisão dá-se pois trata-se de um meio de comunicação que usa a linguagem, o som e a imagem em simultâneo. E que é acessível a um público maior, tanto em casa como em espaços públicos.

Outra particularidade interessante em relação à televisão é que esta ajuda a aproximar as pessoas. Quantas vezes não vemos um grande número de pessoas reunidas num café a ver um jogo de futebol? Ou quantas famílias ou grupos de amigos não têm o ritual de se juntar para ver aquele episódio de uma série televisiva?

No entanto, é necessário reconhecer que a televisão não é resposta para a solidão pois nada substitui a interação humana por mais que não se queira acreditar e, portanto, é preciso que se esteja ciente das vantagens e desvantagens da televisão.

Bibliografia:

Hibberd, James. “For Some, TV Cures Loneliness.” Reuters, 28 Apr. 2009, http://www.reuters.com/article/us-loneliness-idUSTRE53R18G20090428.