Lev Manovich, em sua obra The Language of New Media, propõe questões acerca do princípio da variabilidade. De acordo com ele, os objetos digitais, na medida em que estão constituídos por uma representação numérica e são modulares, permitem gerar um número potencialmente infinito de versões de um mesmo objeto, quer seja por manipulação automática, quer seja por manipulação humana. Isso quer dizer que nós podemos sempre, para qualquer objeto digital, criar uma nova versão dele.

Nesse contexto do meio digital e das ideias propostas por Manovich, um exemplo da variabilidade está nos programas Adobe. Podemos pensar na fotografia, por exemplo, quando utilizamos o Adobe Photoshop. Nós tiramos uma fotografia e em seguida pensamos em modificá-la para ficar ao nosso gosto através desse programa de edição de imagens. Mexendo nesse programa, vamos aplicar um filtro à fotografia e vamos criar uma versão diferente dessa imagem, assim ela passa a ter duas versões. No processo final, faço o upload dessa fotografia nas redes sociais como o Instagram ou o Facebook, e o sistema de filtragem dessas redes sociais reduz a resolução da foto e cria uma outra versão, e assim vai acontecendo sucessivamente com outras edições e outras imagens. Esse é um exemplo simples de como a variabilidade trabalha no meio digital através desse programa de edição de imagens. Podemos pensar que quando usamos esses programas de edição nos nossos celulares, por exemplo, decidimos primeiramente fazer o download deles. Em seguida, abrimos o programa, o personalizamos, etc. Todos nós temos um certo grau de personalização para esses dispositivos de acordo ou não com os nossos interesses. Esses são simples exemplos do princípio da variabilidade no qual os objetos digitais são programados com um conjunto de variáveis chamadas de parâmetros. Quando eu abro um desses objetos ou uso alguns desses programas, eu posso definir alguns desses parâmetros, e ao definir alguns desses parâmetros, eu crio uma variação. A variabilidade é uma das consequências importantes e imprescindíveis do objeto e meio digital.

Explicando brevemente, assim como no vídeo abaixo, o Adobe é um conjunto vasto de softwares com ferramentas incríveis indo desde a edição de fotos e vídeos, até a edição de som e animações. Usando dessa plataforma digital de canais de vídeo, o autor dele explica de forma bem simplificada como funciona alguns dos principais e mais usados programas.

A variabilidade aqui está presente não só nas inúmeras possibilidades de edição e manuseio dentro de um software desenvolvido no Adobe, mas também está presente diante dos variáveis programas que tem nesse pacote. Aprender um pouco mais sobre esses programas é essencial principalmente para quem está inserido(a) no meio artístico e procurando desenvolver as mais diversas habilidades de edição.

Escrito por Letícia Boaventura