Ao juntar arte com tecnologia é nos permitido novos e interessantes formatos para a criação e divulgação artísticas. Com o desenvolvimento da tecnologia, especialmente os computadores, foi permitido o aparecimento de criações artísticas que não eram antes possíveis. Existem várias vantagens desta junção tal como a inovação e a criatividade. Esta junção também permitiu a criação de novos produtos e serviços mais bonitos e inovadores. Um exemplo de como a união de arte com tecnologia nos pode libertar de arte tradicional, como os quadros e as esculturas, são as instalações artísticas. 

Uma dessas instalações foi a do holandês Teun Vonk, “A Sense of Gravity”.  Com esta obra o artista criou uma instalação que permitisse que o espectador experimentasse a gravidade. Durante dois anos, ele pesquisou como os corpos humanos reagem à gravidade. Teun Vonk descobriu que o corpo ajusta-se continuamente à atração gravitacional e mantém-se em equilíbrio. Então ele perguntou-se como é que podia desafiar a lógica da gravidade com uma instalação. 

O artista criou, então, uma máquina de aparência futurista e tecnológica que tinha um ambiente dinâmico e macio e propõe ao espectador a se submeter a uma experiência física inusitada. Esta consistia em o espectador se deitar de costas numa plataforma flutuante elevada no seu estúdio. 

O artista criou um espaço que não é estático, ou seja, mudava de tamanho e forma. Isto interfere na lógica da perceção espacial, despertando o sistema sensorial do corpo e influenciando a perceção da gravidade. Com a colaboração com designer e programadores, Teun Vonk desenvolveu o protótipo desta instalação.

https://catracalivre.com.br/agenda/250-obras-misturam-arte-e-tecnologia-na-paulista/

https://www.teunvonk.nl/a-sense-of-gravity/

https://www.teunvonk.nl/a-sense-of-gravity/