Etiquetas

, ,

O célebre texto de Walter Benjamin A Obra de Arte na Época da sua Possibilidade de Reprodução Técnica trata, entre outros assuntos, sobre como os avanços tecnológicos e a fácil reprodução de objetos artísticos resultaram na perda da autenticidade destes quando cópias de uma obra original. Apesar de ter sido escrito nos anos de 1930, o texto e sua temática não poderiam ser mais atuais, principalmente com o advento da internet. Com esta e com outros media derivados de si, como as redes sociais, nunca foi tão fácil divulgar cópias de obras e, como consequência, há não apenas a perda da autenticidade, mas também da autoria do objeto artístico.

Um bom exemplo disto, são os populares memes que circulam pela internet e são largamente utilizados, principalmente, pelos usuários mais jovens.  Os memes são imagens, frases ou vídeos que podem ser utilizados em diferentes contextos, geralmente estabelecendo uma relação intertextual com a origem dessas formas visuais, e expressam sentimentos, opiniões ou estados de espírito daqueles que os publica, de forma bem humorada. Talvez um dos memes mais famosos seja o chamado Nazaré Confusa. Nele, temos uma cena da novela brasileira Senhora do Destino, na qual a vilã Nazaré Tedesco (interpretada pela atriz Renata Sorrah) está presa e repensa seus planos. Junto a isto, são adicionados símbolos da linguagem matemática, como pirâmides triângulos e fórmulas. O meme representa o espírito de confusão, de alguém que tenta entender o que está a acontecer.

O que torna este objeto interessante para o tema em questão é justamente o anonimato de seu autor. O meme já foi tantas vezes reproduzido e deslocados de contexto que hoje já é impossível saber de quem foi a ideia original do mesmo. Já não há o meme original, autêntico, autoral. Há a reprodução, a ressignificação e uso coletivo. Portanto, a facilidade de reprodução consequente da internet elimina a ideia de autenticidade e de autoria nas obras criadas no próprio media.