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A arte tem assistido ao longo dos anos uma grande evolução frente às tecnologias de seu tempo. Com o advento de novas ferramentas é necessário que se leve em consideração, na construção da arte, sua relação com os meios digitais e todas as implicações sociais, culturais e comportamentais que emergiram para sua transformação. Diante disso, vê-se que a arte tem alcançado/tomado nossos espaços e apropriado-se artisticamente das tecnologias quanto meio de expressão, a destacar o advento da narrativa transmídia no cenário contemporâneo, ao propor o uso de novas ferramentas.

Mas do que se trata a narrativa transmídia? Segundo Comin (2014), é uma resposta artística a um mundo que foi se tornando cada vez mais complexo com o advento da era digital. Advento esse que podemos perceber com a convergência entre os meios de comunicação. É o que o teórico Henry Jenkins (2009) chamaria de “Cultura da Convergência”, a possibilidade de criarmos outras formas de arte no ambiente digital, os quais também se expandem e se relacionam com meios tradicionais, potencializando a própria dinâmica do processo criativo e criando um universo de múltiplas possibilidades ao abarcar as mais variadas formas de mídia.

Lev Manovich chama-nos atenção para o surgimento dessas novas possibilidades midiáticas na contemporaneidade, possibilidades essas que estão diretamente ligadas à integração do computador na sociedade, o qual permite, frente aos diversos meios de comunicação, narrativas diferenciadas e a construção de novos significados. Dessa forma cabe compreender que a narrativa transmídia nada mais é do que fruto da convergência da arte e comunicação de seu tempo e espaço.

 

Henry Jenkins – Narrativa Transmídia

Thaís Noleto

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Referências:

COMIN, Luciana. A construção de uma narrativa transmídia. Repertório, Salvador, nº 23, p.86-90, 2014.2

JUNIOR, Pernisa. Narrativas Contemporâneas: Comunicação e Arte em Tempo de Convergência. Comunicologia, Brasília, v.3, n. 2, Jul./Dez. 2010.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2001.