Etiquetas

,

Com a integração da tecnologia na arte surgiram várias correntes de pensamento, alguns autores viam como algo positivo, porém outros defendiam que a implementação da máquina no meio artístico veio pôr em causa o que pode ser considerado de arte, um desses autores foi Walter Benjamin.

Uma obra de arte é vista como um culto, remetendo de certa forma à religião, com o aparecimento da fotografia e do filme (formas artísticas criadas a partir da tecnologia), questionou-se se era possível considerar o digital como arte, sendo posto em causa o valor de culto na fotografia e nos filmes.

Com base no livro de Walter Benjamin (1936) que aborda a sua perspectiva da modernidade na arte. Benjamin questiona se o digital pode ser visto como arte, pois nesse meio o autor deixa de ser interativo com o público sendo que passa a falar para uma câmera, acrescenta que um filme a realidade é completamente manipulada, enquanto em palco isso não é possível. Com a tecnologia começa a haver um consumo de arte diferente do que estavam habituados, Benjamin associa esse consumo à industrialização e interesse económico, por exemplo, ser realizado um filme com o objetivo de apelar a um serviço político, por sua vez, a obra no digital pode ter diversas cópias estando espalhadas pelo mundo facilitando o acesso às mesmas.

Outro aspecto fundamental em uma obra é a aura e o culto, sendo que em um filme existe o seu desaparecimento como foco principal a história abordada no mesmo e os autores, deixando de existir um foco em pormenores importantíssimos na arte que podem ser vistos facilmente em uma peça de teatro. Ou seja, na perspectiva de Benjamin os média vieram alterar a conceção de arte, causando um grande impacto tanto na arte como na sociedade. 

A meu ver, hoje em dia o meio digital ganhou uma grande importância sendo utilizado diariamente por quase toda a população do mundo, que por sua vez, a fotografia e os filmes têm um grande impacto na sociedade, sendo cada vez mais fácil recorrer aos mesmos. Apesar da grande importância ainda atribuída às peças de teatro e à performance em palco, estas vieram a perder um pouco da sua procura, A tecnologia criou outra forma de ver a arte, apesar de não ser defendida por toda a população, a nossa sociedade tornou-se muito dependente da tecnologia e do digital, tanto a nível da arte como no cotidiano, por exemplo para estabelecer-se comunicações com pessoas do mundo inteiro, também é muito utilizada para se ver notícias, o que levou a uma queda enorme da venda de jornais, entre uma variedade enorme de outras funcionalidades utilizadas diariamente.

A baixo encontra-se um vídeo do YouTube que aborda os conteúdos da obra de Walter Benjamin.