Desenvolvido há mais de 10 anos atrás pelos programadores franceses Jeff Deleau, Arnaud e Olivi, o jogo Akinator que consiste em um gênio onde lhe faz perguntas para descobrir em quem o jogador está a pensar seja ele um personagem real ou fictício , uma celebridade ou até mesmo alguém da nossa família nos fez e ainda faz enlouquecer com as suas habilidades demonstradas durante o jogo, e o que muita gente pergunta-se é como ele consegue chegar nestas respostas . 

Para que ele obtenha alguma resposta , o gênio faz algumas perguntas à você onde sempre as opções de resposta são “sim”, “provavelmente sim”, “não sei”, “provavelmente não” e “não” , e após uma série de perguntas o gênio nos revela o personagem ou pessoa em que o jogador estava a pensar, e estando a maioria das vezes certo. Mas como é que ele consegue chegar nessas conclusões ? 

print tirado do próprio aplicativo

O jogo funciona através de um algoritmo muito bem estruturado por uma base de dados que por sua vez conta com as perguntas de eliminação que formam as probabilidades, conforme as perguntas vão sendo respondidas , as possibilidades diminuem até encontrar a certa . 

Surgem várias teorias a respeito do jogo e uma delas é que o seu truque está ligado a “Árvore de Decisão” que consiste em um recurso no qual classifica o objeto com base nas perguntas e respostas objetivas .

Nem sempre as respostas do Gênio foram certeiras , quando o jogo ainda estava no início , mas com novos acessos ao aplicativo fez com que seu banco de dados aumentasse consideravelmente , e como Manovich diz “É sempre possível adicionar um novo elemento na lista”, hoje em dia é bem díficil o gênio está errado .

E você já tentou enfrentar o gênio hoje ?

https://pt.akinator.com/

https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/como-funciona-o-akinator.html