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Desde do Renascimento até ao século XVIII começou a tecer-se um caminho em direção a glorificação do autor e analogia da sua vida em relação á obra. Esta característica é transversal as várias artes. No cinema, o conceito de autor foi diversas vezes debatido, sendo uma arte de grupo, com argumentistas, realizadores, atores, editores e outros técnicos. A partir de 1940, realizadores e argumentistas discutiram esta questão. Uns defendiam que seria o argumentista, outros os realizadores, entre estes Bazin, que foi fundador da revista Cahiers du Cinéma onde pode fomentar esta ideia. Para se ter uma perceção melhor deste debate peguemos num exemplo prático: “O Despertar da Mente” é um filme realizado por Michel Gondry e o argumentista Charlie Kaufman, na época de lançamento nacional deste filme devido ao preconceito contra o realizador pois estava na área de clips pop e publicidade, muita gente achava que a obra era mais de Kaufman do que de Gondry. Para surpresa, passado alguns anos Charlie Kaufman realizou um filme e a crítica foi no sentido oposto – filme de argumentista, “falta” de realização.

Na arte de imagens em movimento, esta questão tem uma maior polaridade. O conhecimento do autor dá ao crítico, um benefício, um maior leque de justificações e razões de ser da obra e por isso lemos “…criticismo still consists for the most part in saying that Baudelaire’s work is the failure of Baudelaire the man, Van Gogh’s his madness, Tchaikovsky’s his vice…” (Roland Barthes, The Death of the Author, 1977, p.143).

Com isto, questiono-me será que Francisco Goya teria pintado a série de “Los Desatres de la Guerra” se nunca tivesse experienciado em si os horrores da guerra?

Goya F. (1810-1815) Los Desastres de La Guerra (Série de Gravuras), Ya no hay tiempo. Art & Gallery News (2019, Janeiro, 9) A Closer Look at Francisco Goya’s ‘Disasters of War’ (Los Desastres de la Guerra), Park West Gallery.

Barthes, R. (1977) The Death of the Autor, London: Fontana Press.

Silvestre, O. (2021) Análise e Crítica de Filmes, FLUC.

Branco, S. (2021) História e Estética do Cinema II, FLUC.

Gondry M. (Director). (2004) O Despertar da Mente [Film]. Focus Features (Produtora). Universal Studios (Distribuidora).

Goya F. (1810-1815) Los Desastres de La Guerra (Série de Gravuras), Ya no hay tiempo.