Etiquetas

, ,

Nos dias de hoje, isto é no século XXI, vivemos uma realidade focada nas tecnologias que contribui no afastamento/ distração de tudo o que nos rodeia. Na década de 30 surgiu os primeiros traços do que hoje em dia chamamos de realidade virtual (tratava-se de um simulador de voo), porém só em 2011 foi criado o primeiro aparelho ligado à realidade virtual. De modo a trazer informação confiável, foquei-me em um trabalho universitário (realizado por José Gomes e José Congo) que achei bastante explícito e pertinente.

http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html

Antes de mais é necessário entender no que consiste a realidade virtual, esta tecnologia “Transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e desliga-o do que o rodeia”, a utilização da mesma é realizada através dos chamados óculos virtuais, trata-se de um ecrã colocado sobre os olhos fazendo com que seja impossível ver tudo o que o rodeia.

Com a realidade virtual é possível viver experiências únicas, sendo bastante recorrida para viajar virtualmente pelo mundo e nos jogos, “A Realidade Virtual pode ajudar tais utilizadores a viajar literalmente através do tempo e espaço do conforto e da segurança das suas casas.”. Para além disso, também é utilizada na educação de modo a permitir a descoberta e exploração do conhecimento, tornando possível visualizar algo que jamais pensavam ver, tendo ainda criado a possibilidade de cirurgias em ambiente virtual contribuindo para a aprendizagem dos estudantes de medicina.

A arte foi outro ramo atingido pela realidade virtual, sendo utilizada tanto para a criação bem como para dar a conhecer, existindo já exposições de arte em realidade virtual, como alguns museus já incorporaram essa tecnologia oferecendo uma experiência fora do que era convencional, tornando possível ver algo que já não existe, por exemplo, referindo ainda que é possível assistir a um filme através da realidade virtual.

Porém como todas as tecnologias a realidade virtual tem os seus problemas, como o seu preço, isto é, tem um preço um pouco elevado sendo impossível ser adquirido por qualquer pessoa, por outro lado, maior parte dessa tecnologia trata-se de um aparelho que tapa a nossa visão o que leva a que tenhamos de ter cuidado com os movimentos que fazemos para não acontecerem acidentes. 

Apesar de ser uma tecnologia bastante avançada e de certo modo importante para algumas áreas, na arte é algo um bocado contraditório, sendo possível acabar com a aura da arte em questão, mas por outro lado, torna a experiência artística única e fora do convencional atraindo bastante público. Acredito que a realidade virtual não vai ficar por aqui, ou seja, esta tecnologia ainda vai sofrer diversas alterações, de modo a resolver alguns dos seus problemas, mas também de modo a evolui-la e aumentar a sua utilização.