Já é mais do que normal considerar os vídeos jogos um material artístico, por isso nesse pequeno texto eu tenho como objetivo interligar o experimentalismo com o mundo dos jogos.

 E não há como falar sobre isso sem mencionar um nome muito famoso na industria dos vídeos jogos, e esse nome é Hideo Kojima. Hideo Kojima é considerado por muitos como o pai do género de jogos de stealth, através da franquia de jogos Metal Gear ele foi capaz de criar todo um novo género que foi crescendo conforme os anos foram passando e acabou por ser algo bastante presente na industria dos jogos. Hideo Kojima sempre foi um designer com ideias muito pessoais, o seu primeiro grande projeto Metal Gear revolucionou a industria e mudou a maneira de como se pensa e faz vídeos jogos. E ele continuou a repetir esse feito conforme o seu catálogo de jogos produzidos ia expandindo. Ele prezava a liberdade do jogador acima de tudo, de dar mil e uma maneiras de jogar o jogo e criar uma experiencia única para cada um dos jogadores. Atualmente ele é o diretor e CEO da Kojima Productions (fundada pelo próprio) tendo já desenvolvido um grande projeto conhecido Death Stranding, um novo tipo de jogo na qual Kojima intitulou como Strand type game.

HIDEO KOJIMA
Hideo Kojima

Mas não foi só Hideo Kojima que foi contra o normal e criou algo novo, um género bastante interessante dentro da industria é o Indie, Indie vem de Independente e por isso um jogo Indie é um jogo que vem de uma produtora fora dos grandes colossos da industria, normalmente esses jogos tem uma equipa bastante reduzida de pessoas a trabalhar no jogo, por vezes chega só a ser uma única pessoa a trabalhar no jogo, e muitos jogos independentes ao serem criados revolucionaram a industria com o seu sucesso e por causa disso criaram muitos mais jogos que partilhavam das mesmas ideias. A série de jogos de terror Outlast é um bom exemplo disso, um simples jogo de terror criado por uma pequena equipa acabou por influenciar através das suas ideias toda uma década de jogos do mesmo género.

Equipa por detrás de Outlast

Por isso é que  o experimentalismo está muito presente na industria dos jogos, todos os anos novos jogos que criam algo original e fora do comum acabam por influenciar novas criações e o circulo continua sem um fim à vista, se bem conforme os anos foram passando essa originalidade e coragem de criar algo fora do comum foi diminuindo, mas nunca desapareceu.