Etiquetas

, , , ,

O uso de mídias na construção estética da cena é uma tendência que tem tomado significativo espaço no cenário teatral contemporâneo, trazendo uma nova perspectiva à percepção, ou apreciação da cena por parte de seus espectadores. Tal modo de ver essa nova construção estética permite aos seus observadores várias leituras e pontos de vista sobre a relação do teatro e a cena intermedial como composição artística.  A cena intermedial trata-se da convergência ou uso de várias formas de mídia em cena. Para Marta Isaacsson, entende-se como cena intermedial, a intermedialidade na criação cênica entre ator e tecnologia. Segundo Beatrice Picon-Vallin, referência no uso das tecnologias em artes dramáticas, a presença do ator em cena é apenas uma célula mínima que define sua essência, podendo esse ator estar ligado a outras artes do espetáculo ao fazer apropriação artística das tecnologias quanto meio de expressão.

A hipermediacia está intrinsicamente ligada a esse processo de convergência, pois a exemplo da cena intermedial no teatro, há lógica de representação e presença dos meios em si próprios. Aqui, mesmo que de forma não proposital, é possível mostrar ao público que existe uma mediação e que a informação que está sendo transmitida é mediada por alguma ferramenta. O meio aqui é sempre mostrado e por vezes o ator pode jogar com um dispositivo em cena.

A presença da hipermediação na cena intermedial para o teatro está presente, por exemplo, quando há o uso de várias ferramentas tecnológicas em seu processo criativo. Um nome bastante presente nessa construção dramatúrgica é a diretora e cineasta brasileira, Christiane Jatahy, a qual investiga a integração do cinema e teatro em suas propostas. Seu trabalho consiste na hipermediação de elementos em cena.

Jathay

Cena do espetáculo “Júlia” de Christiane Jatahy. Fonte: http://christianejatahy.com.br/project/julia#gallery

 

Thaís Noleto

____________

Referências:

ISAACSON, Marta. Intermedialidade na criação cênica: ator e tecnologia. In: VII Reunião Científica, 2013, Belo Horizonte. VII Reunião Científica ABRACE, 2013.

PICON-VALLIN, Béatrice. Os novos desafios da imagem e do som para o ator: em direção a um “super-ator”?. Cena, 2009.